UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Matheus Melo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barboza, Felipe Moreira, Silva, Dogival Alencar da, Lima, Thiago Amaral Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088
Resumo: No atual cenário educacional é imprescindível o planejamento das atividades didáticas que norteiam o caminho para uma educação de qualidade, auxiliando no ensino-aprendizagem de maneira significativa. No entanto, no ensino das ciências naturais, especificamente no ensino de física, é verificado uma dependência excessiva do livro didático e de aulas expositivas. Assim, foi proposto uma sequência didática a fim de potencializar o ensino de óptica geométrica em uma turma de graduação, utilizando técnicas de gamificação para auxiliar na formação de um aluno mais crítico e reflexivo. Para realizar essa pesquisa de caso, utilizamos: roteiro didático para simulação virtual, palavras cruzadas, Quiz conceitual e listas de exercícios. Ao final, foi aplicado um questionário tendo como objetivo mapear o impacto da aplicação da sequência didática no ensino de óptica geométrica. Verificou-se que a sequência didática gamificada correspondeu aos resultados esperados, proporcionando uma maior participação e envolvimento entre os alunos. Tendo a motivação, como elemento fundamental para alcançar os objetivos de maneira prazerosa e atrativa. Vale ressaltar, que os instrumentos da sequência obtiveram grande aceitação entre os alunos, apontando as palavras cruzadas como instrumento eficaz na revisão conceitual, os quizzes como prática lúdica e motivadora e a importância da utilização da simulação virtual pela autonomia nas mudanças de configurações do sistema sem oferecer risco a si ou ao equipamento. Por isso, essa pesquisa mostra a necessidade de esforços teóricos/práticos que contribuam para a legitimação e ampliação de estratégias gamificadas no ensino de física.
id IFCE-1_391c4626565a2c8fab35809ced8d3227
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2088
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICASequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativaNo atual cenário educacional é imprescindível o planejamento das atividades didáticas que norteiam o caminho para uma educação de qualidade, auxiliando no ensino-aprendizagem de maneira significativa. No entanto, no ensino das ciências naturais, especificamente no ensino de física, é verificado uma dependência excessiva do livro didático e de aulas expositivas. Assim, foi proposto uma sequência didática a fim de potencializar o ensino de óptica geométrica em uma turma de graduação, utilizando técnicas de gamificação para auxiliar na formação de um aluno mais crítico e reflexivo. Para realizar essa pesquisa de caso, utilizamos: roteiro didático para simulação virtual, palavras cruzadas, Quiz conceitual e listas de exercícios. Ao final, foi aplicado um questionário tendo como objetivo mapear o impacto da aplicação da sequência didática no ensino de óptica geométrica. Verificou-se que a sequência didática gamificada correspondeu aos resultados esperados, proporcionando uma maior participação e envolvimento entre os alunos. Tendo a motivação, como elemento fundamental para alcançar os objetivos de maneira prazerosa e atrativa. Vale ressaltar, que os instrumentos da sequência obtiveram grande aceitação entre os alunos, apontando as palavras cruzadas como instrumento eficaz na revisão conceitual, os quizzes como prática lúdica e motivadora e a importância da utilização da simulação virtual pela autonomia nas mudanças de configurações do sistema sem oferecer risco a si ou ao equipamento. Por isso, essa pesquisa mostra a necessidade de esforços teóricos/práticos que contribuam para a legitimação e ampliação de estratégias gamificadas no ensino de física.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/208810.21439/conexoes.v15i0.2088Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210292176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088/1574Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Matheus MeloBarboza, Felipe MoreiraSilva, Dogival Alencar daLima, Thiago Amaral Melo2022-08-22T09:53:55Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2088Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:55Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
title UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
spellingShingle UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Lima, Matheus Melo
Sequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativa
title_short UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
title_full UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
title_fullStr UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
title_full_unstemmed UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
title_sort UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
author Lima, Matheus Melo
author_facet Lima, Matheus Melo
Barboza, Felipe Moreira
Silva, Dogival Alencar da
Lima, Thiago Amaral Melo
author_role author
author2 Barboza, Felipe Moreira
Silva, Dogival Alencar da
Lima, Thiago Amaral Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Matheus Melo
Barboza, Felipe Moreira
Silva, Dogival Alencar da
Lima, Thiago Amaral Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativa
topic Sequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativa
description No atual cenário educacional é imprescindível o planejamento das atividades didáticas que norteiam o caminho para uma educação de qualidade, auxiliando no ensino-aprendizagem de maneira significativa. No entanto, no ensino das ciências naturais, especificamente no ensino de física, é verificado uma dependência excessiva do livro didático e de aulas expositivas. Assim, foi proposto uma sequência didática a fim de potencializar o ensino de óptica geométrica em uma turma de graduação, utilizando técnicas de gamificação para auxiliar na formação de um aluno mais crítico e reflexivo. Para realizar essa pesquisa de caso, utilizamos: roteiro didático para simulação virtual, palavras cruzadas, Quiz conceitual e listas de exercícios. Ao final, foi aplicado um questionário tendo como objetivo mapear o impacto da aplicação da sequência didática no ensino de óptica geométrica. Verificou-se que a sequência didática gamificada correspondeu aos resultados esperados, proporcionando uma maior participação e envolvimento entre os alunos. Tendo a motivação, como elemento fundamental para alcançar os objetivos de maneira prazerosa e atrativa. Vale ressaltar, que os instrumentos da sequência obtiveram grande aceitação entre os alunos, apontando as palavras cruzadas como instrumento eficaz na revisão conceitual, os quizzes como prática lúdica e motivadora e a importância da utilização da simulação virtual pela autonomia nas mudanças de configurações do sistema sem oferecer risco a si ou ao equipamento. Por isso, essa pesquisa mostra a necessidade de esforços teóricos/práticos que contribuam para a legitimação e ampliação de estratégias gamificadas no ensino de física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088
10.21439/conexoes.v15i0.2088
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088/1574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021029
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066171101184