UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088 |
Resumo: | No atual cenário educacional é imprescindível o planejamento das atividades didáticas que norteiam o caminho para uma educação de qualidade, auxiliando no ensino-aprendizagem de maneira significativa. No entanto, no ensino das ciências naturais, especificamente no ensino de física, é verificado uma dependência excessiva do livro didático e de aulas expositivas. Assim, foi proposto uma sequência didática a fim de potencializar o ensino de óptica geométrica em uma turma de graduação, utilizando técnicas de gamificação para auxiliar na formação de um aluno mais crítico e reflexivo. Para realizar essa pesquisa de caso, utilizamos: roteiro didático para simulação virtual, palavras cruzadas, Quiz conceitual e listas de exercícios. Ao final, foi aplicado um questionário tendo como objetivo mapear o impacto da aplicação da sequência didática no ensino de óptica geométrica. Verificou-se que a sequência didática gamificada correspondeu aos resultados esperados, proporcionando uma maior participação e envolvimento entre os alunos. Tendo a motivação, como elemento fundamental para alcançar os objetivos de maneira prazerosa e atrativa. Vale ressaltar, que os instrumentos da sequência obtiveram grande aceitação entre os alunos, apontando as palavras cruzadas como instrumento eficaz na revisão conceitual, os quizzes como prática lúdica e motivadora e a importância da utilização da simulação virtual pela autonomia nas mudanças de configurações do sistema sem oferecer risco a si ou ao equipamento. Por isso, essa pesquisa mostra a necessidade de esforços teóricos/práticos que contribuam para a legitimação e ampliação de estratégias gamificadas no ensino de física. |
id |
IFCE-1_391c4626565a2c8fab35809ced8d3227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2088 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICASequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativaNo atual cenário educacional é imprescindível o planejamento das atividades didáticas que norteiam o caminho para uma educação de qualidade, auxiliando no ensino-aprendizagem de maneira significativa. No entanto, no ensino das ciências naturais, especificamente no ensino de física, é verificado uma dependência excessiva do livro didático e de aulas expositivas. Assim, foi proposto uma sequência didática a fim de potencializar o ensino de óptica geométrica em uma turma de graduação, utilizando técnicas de gamificação para auxiliar na formação de um aluno mais crítico e reflexivo. Para realizar essa pesquisa de caso, utilizamos: roteiro didático para simulação virtual, palavras cruzadas, Quiz conceitual e listas de exercícios. Ao final, foi aplicado um questionário tendo como objetivo mapear o impacto da aplicação da sequência didática no ensino de óptica geométrica. Verificou-se que a sequência didática gamificada correspondeu aos resultados esperados, proporcionando uma maior participação e envolvimento entre os alunos. Tendo a motivação, como elemento fundamental para alcançar os objetivos de maneira prazerosa e atrativa. Vale ressaltar, que os instrumentos da sequência obtiveram grande aceitação entre os alunos, apontando as palavras cruzadas como instrumento eficaz na revisão conceitual, os quizzes como prática lúdica e motivadora e a importância da utilização da simulação virtual pela autonomia nas mudanças de configurações do sistema sem oferecer risco a si ou ao equipamento. Por isso, essa pesquisa mostra a necessidade de esforços teóricos/práticos que contribuam para a legitimação e ampliação de estratégias gamificadas no ensino de física.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/208810.21439/conexoes.v15i0.2088Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210292176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088/1574Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Matheus MeloBarboza, Felipe MoreiraSilva, Dogival Alencar daLima, Thiago Amaral Melo2022-08-22T09:53:55Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2088Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:55Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
title |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
spellingShingle |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Lima, Matheus Melo Sequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativa |
title_short |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
title_full |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
title_fullStr |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
title_full_unstemmed |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
title_sort |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA APLICADA AO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
author |
Lima, Matheus Melo |
author_facet |
Lima, Matheus Melo Barboza, Felipe Moreira Silva, Dogival Alencar da Lima, Thiago Amaral Melo |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Felipe Moreira Silva, Dogival Alencar da Lima, Thiago Amaral Melo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Matheus Melo Barboza, Felipe Moreira Silva, Dogival Alencar da Lima, Thiago Amaral Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativa |
topic |
Sequência Didática. Gamificação. Óptica geométrica. Metodologia ativa |
description |
No atual cenário educacional é imprescindível o planejamento das atividades didáticas que norteiam o caminho para uma educação de qualidade, auxiliando no ensino-aprendizagem de maneira significativa. No entanto, no ensino das ciências naturais, especificamente no ensino de física, é verificado uma dependência excessiva do livro didático e de aulas expositivas. Assim, foi proposto uma sequência didática a fim de potencializar o ensino de óptica geométrica em uma turma de graduação, utilizando técnicas de gamificação para auxiliar na formação de um aluno mais crítico e reflexivo. Para realizar essa pesquisa de caso, utilizamos: roteiro didático para simulação virtual, palavras cruzadas, Quiz conceitual e listas de exercícios. Ao final, foi aplicado um questionário tendo como objetivo mapear o impacto da aplicação da sequência didática no ensino de óptica geométrica. Verificou-se que a sequência didática gamificada correspondeu aos resultados esperados, proporcionando uma maior participação e envolvimento entre os alunos. Tendo a motivação, como elemento fundamental para alcançar os objetivos de maneira prazerosa e atrativa. Vale ressaltar, que os instrumentos da sequência obtiveram grande aceitação entre os alunos, apontando as palavras cruzadas como instrumento eficaz na revisão conceitual, os quizzes como prática lúdica e motivadora e a importância da utilização da simulação virtual pela autonomia nas mudanças de configurações do sistema sem oferecer risco a si ou ao equipamento. Por isso, essa pesquisa mostra a necessidade de esforços teóricos/práticos que contribuam para a legitimação e ampliação de estratégias gamificadas no ensino de física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088 10.21439/conexoes.v15i0.2088 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2088/1574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021029 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021029 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066171101184 |