ANÁLISE DOS ÍNDICES FINANCEIROS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO (SESCOOP): UM ESTUDO DE CASO DA REGIÃO NORDESTE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/773 |
Resumo: | O Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) busca estabelecer políticas e traçar critérios educacionais no âmbito estadual, fornecendo instrumentos a todos os cooperados e parceiros atuantes no cooperativismo, na perspectiva de fortalecer o processo de gestão do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo analisar os índices financeiros do Sescoop na região nordeste, já que estes são importantes norteadores na tomada de decisão por parte dos gestores, possibilitando um maior conhecimento dos resultados alcançados pelas cooperativas e onde podem progredir para continuar crescendo. Os dados referentes aos índices foram obtidos através dos relatórios financeiros, extraídos das contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados. O Índice de liquidez corrente analisado atingiu as expectativas; cada empresa conseguiu cumprir com todos os seus compromissos financeiros. O Índice de solvência foi abaixo do mínimo desejável para todas as regiões, com exceção do estado de Sergipe, que apresentou resultado satisfatório, mostrando assim a vulnerabilidade econômica dos estados em honrar suas dívidas em curto prazo. Já o Índice de caixa apresentou valores exemplares para todos os estados, com exceção do estado do Maranhão, que foi abaixo do mínimo desejável. O Índice de endividamento geral encontrou-se em todos os estados com sua capacidade de endividamento no limite desejável, com exceção do Rio Grande do Norte e Sergipe, comprometendo assim a saúde financeira da empresa. Por fim, conclui-se que, na análise conjunta dos índices financeiros, o Sescoop na região nordeste está funcionando de forma satisfatória para atender às necessidades dos cooperados, empregados e das cooperativas. |
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ANÁLISE DOS ÍNDICES FINANCEIROS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO (SESCOOP): UM ESTUDO DE CASO DA REGIÃO NORDESTEO Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) busca estabelecer políticas e traçar critérios educacionais no âmbito estadual, fornecendo instrumentos a todos os cooperados e parceiros atuantes no cooperativismo, na perspectiva de fortalecer o processo de gestão do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo analisar os índices financeiros do Sescoop na região nordeste, já que estes são importantes norteadores na tomada de decisão por parte dos gestores, possibilitando um maior conhecimento dos resultados alcançados pelas cooperativas e onde podem progredir para continuar crescendo. Os dados referentes aos índices foram obtidos através dos relatórios financeiros, extraídos das contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados. O Índice de liquidez corrente analisado atingiu as expectativas; cada empresa conseguiu cumprir com todos os seus compromissos financeiros. O Índice de solvência foi abaixo do mínimo desejável para todas as regiões, com exceção do estado de Sergipe, que apresentou resultado satisfatório, mostrando assim a vulnerabilidade econômica dos estados em honrar suas dívidas em curto prazo. Já o Índice de caixa apresentou valores exemplares para todos os estados, com exceção do estado do Maranhão, que foi abaixo do mínimo desejável. O Índice de endividamento geral encontrou-se em todos os estados com sua capacidade de endividamento no limite desejável, com exceção do Rio Grande do Norte e Sergipe, comprometendo assim a saúde financeira da empresa. Por fim, conclui-se que, na análise conjunta dos índices financeiros, o Sescoop na região nordeste está funcionando de forma satisfatória para atender às necessidades dos cooperados, empregados e das cooperativas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Pereira Lavor, Jisnara MariaMaciel, Harine MatosMaciel, Wlisses Matosda Silva, Aurenivia Ferreira2016-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/77310.21439/conexoes.v10i3.773Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2016); 31-432176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/773/777info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/773Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:17Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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