PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNES
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santiago, Silvany Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2140
Resumo: A pandemia do novo coronavírus, ou COVID-19, suscitou inúmeras discussões no Brasil, sobretudo de seus âmbitos políticos, sociais e econômicos. A educação, como parte de um fator social, esteve inerente a esse debate, bem como sua pluralidade de visões, que serviram como importante ferramenta na construção dos diálogos contemporâneos. Nesse viés, este artigo tem como finalidade desvelar os certames do modelo brasileiro de ensino remoto proposto no cenário pandêmico do COVID-19. A análise se deteve em três indagações para formação de sua base investigativa, são elas:como a educação brasileira se comportou diante do contexto remoto de ensino? Quais foram os desafios do uso de tecnologias digitais na educação remota? Essa nova perspectiva poderá contribuir para uma futura inovação do ensino no Brasil?Nesse sentido, realizou-se, entre junho e dezembro de 2020, uma análise bibliográfica qualitativa sistemática, objetivando dissertar observações elaboradas sobre ensino, tecnologias digitais na educação e ensino remoto brasileiro.Através das pesquisas, verificou-se os múltiplos desafios experienciados por docentes e discentes em todo o território brasileiro, incluindo danos ao acompanhamento de atividades, escassez de recursos financeiros e insuficiência de conhecimentos para o manuseio digital. Ainda assim, os estudos revelaram que o uso de tecnologias digitais na educação pode ser um fator aliado para a futura inovação do ensino no Brasil.
id IFCE-1_3fe679345f542072860bb6728b60f4c9
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2140
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19Brasil. COVID-19. Ensino. Pandemia. Remoto.A pandemia do novo coronavírus, ou COVID-19, suscitou inúmeras discussões no Brasil, sobretudo de seus âmbitos políticos, sociais e econômicos. A educação, como parte de um fator social, esteve inerente a esse debate, bem como sua pluralidade de visões, que serviram como importante ferramenta na construção dos diálogos contemporâneos. Nesse viés, este artigo tem como finalidade desvelar os certames do modelo brasileiro de ensino remoto proposto no cenário pandêmico do COVID-19. A análise se deteve em três indagações para formação de sua base investigativa, são elas:como a educação brasileira se comportou diante do contexto remoto de ensino? Quais foram os desafios do uso de tecnologias digitais na educação remota? Essa nova perspectiva poderá contribuir para uma futura inovação do ensino no Brasil?Nesse sentido, realizou-se, entre junho e dezembro de 2020, uma análise bibliográfica qualitativa sistemática, objetivando dissertar observações elaboradas sobre ensino, tecnologias digitais na educação e ensino remoto brasileiro.Através das pesquisas, verificou-se os múltiplos desafios experienciados por docentes e discentes em todo o território brasileiro, incluindo danos ao acompanhamento de atividades, escassez de recursos financeiros e insuficiência de conhecimentos para o manuseio digital. Ainda assim, os estudos revelaram que o uso de tecnologias digitais na educação pode ser um fator aliado para a futura inovação do ensino no Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/214010.21439/conexoes.v16i0.2140Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022004Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022004Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022004Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022004Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022004Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220042176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2140/1591Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNESSantiago, Silvany Bastos2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2140Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
title PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
spellingShingle PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
PEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNES
Brasil. COVID-19. Ensino. Pandemia. Remoto.
title_short PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
title_full PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
title_fullStr PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
title_sort PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19
author PEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNES
author_facet PEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNES
Santiago, Silvany Bastos
author_role author
author2 Santiago, Silvany Bastos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, JOÃO GUILHERME NUNES
Santiago, Silvany Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil. COVID-19. Ensino. Pandemia. Remoto.
topic Brasil. COVID-19. Ensino. Pandemia. Remoto.
description A pandemia do novo coronavírus, ou COVID-19, suscitou inúmeras discussões no Brasil, sobretudo de seus âmbitos políticos, sociais e econômicos. A educação, como parte de um fator social, esteve inerente a esse debate, bem como sua pluralidade de visões, que serviram como importante ferramenta na construção dos diálogos contemporâneos. Nesse viés, este artigo tem como finalidade desvelar os certames do modelo brasileiro de ensino remoto proposto no cenário pandêmico do COVID-19. A análise se deteve em três indagações para formação de sua base investigativa, são elas:como a educação brasileira se comportou diante do contexto remoto de ensino? Quais foram os desafios do uso de tecnologias digitais na educação remota? Essa nova perspectiva poderá contribuir para uma futura inovação do ensino no Brasil?Nesse sentido, realizou-se, entre junho e dezembro de 2020, uma análise bibliográfica qualitativa sistemática, objetivando dissertar observações elaboradas sobre ensino, tecnologias digitais na educação e ensino remoto brasileiro.Através das pesquisas, verificou-se os múltiplos desafios experienciados por docentes e discentes em todo o território brasileiro, incluindo danos ao acompanhamento de atividades, escassez de recursos financeiros e insuficiência de conhecimentos para o manuseio digital. Ainda assim, os estudos revelaram que o uso de tecnologias digitais na educação pode ser um fator aliado para a futura inovação do ensino no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2140
10.21439/conexoes.v16i0.2140
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2140
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2140/1591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022004
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022004
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022004
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022004
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022004
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022004
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066403885056