ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capra, Eliane Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal Ferreira, Simone Bacellar, Marques, João Marcelo, Portela, Samuel Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2087
Resumo: A evolução da internet trouxe novas perspectivas de interação e comunicação entre as pessoas, bem como muitos desafios. A interação com conteúdo textual pode ser impactada, especialmente para os analfabetos funcionais, que são pessoas com comprometimento nas habilidades de leitura e escrita ou com baixa escolaridade, de acordo com critérios estabelecidos pela UNESCO. Dentre esses usuários, pode-se encontrar os cuidadores de idosos, uma vez que boa parcela é considerada analfabeta funcional, por causa da baixa escolaridade. Este artigo trata de um levantamento de caráter exploratório, com objetivo de analisar as contribuições disponíveis na literatura acerca da acessibilidade web para esse público, identificando fatores que podem tornar a web acessível aos cuidadores analfabetos funcionais e possíveis lacunas para pesquisas futuras. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático seguindo a abordagem Systematic Literature Review (SLR), a fim de analisar artigos publicados entre 2000 e 2019 em quatro bases acadêmicas internacionais. Foram extraídos 58 artigos e, após triagem e leitura de 23 trabalhos, foram identificadas 12 pesquisas relacionadas ao tema. O mapeamento possibilitou a comparação entre as publicações e a identificação de aspectos que podem influenciar no desenvolvimento de interfaces acessíveis a cuidadores analfabetos funcionais, além de revelar importantes contribuições sobre recomendações, modelos, sistemas e aplicações. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização dos pesquisadores sobre a importância do tema na comunidade de Interação Humano Computador (IHC).
id IFCE-1_42823b43d25343dc2b6b1edf5a2c3090
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕESCiência da ComputaçãoAcessibilidade Web; Analfabetismo Funcional; Cuidadores de Idosos; InclusãoA evolução da internet trouxe novas perspectivas de interação e comunicação entre as pessoas, bem como muitos desafios. A interação com conteúdo textual pode ser impactada, especialmente para os analfabetos funcionais, que são pessoas com comprometimento nas habilidades de leitura e escrita ou com baixa escolaridade, de acordo com critérios estabelecidos pela UNESCO. Dentre esses usuários, pode-se encontrar os cuidadores de idosos, uma vez que boa parcela é considerada analfabeta funcional, por causa da baixa escolaridade. Este artigo trata de um levantamento de caráter exploratório, com objetivo de analisar as contribuições disponíveis na literatura acerca da acessibilidade web para esse público, identificando fatores que podem tornar a web acessível aos cuidadores analfabetos funcionais e possíveis lacunas para pesquisas futuras. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático seguindo a abordagem Systematic Literature Review (SLR), a fim de analisar artigos publicados entre 2000 e 2019 em quatro bases acadêmicas internacionais. Foram extraídos 58 artigos e, após triagem e leitura de 23 trabalhos, foram identificadas 12 pesquisas relacionadas ao tema. O mapeamento possibilitou a comparação entre as publicações e a identificação de aspectos que podem influenciar no desenvolvimento de interfaces acessíveis a cuidadores analfabetos funcionais, além de revelar importantes contribuições sobre recomendações, modelos, sistemas e aplicações. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização dos pesquisadores sobre a importância do tema na comunidade de Interação Humano Computador (IHC).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Capra, Eliane PinheiroLeal Ferreira, Simone BacellarMarques, João MarceloPortela, Samuel Santos2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/208710.21439/conexoes.v15i0.2087Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e0210262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2087/1571Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:54Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
title ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
spellingShingle ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
Capra, Eliane Pinheiro
Ciência da Computação
Acessibilidade Web; Analfabetismo Funcional; Cuidadores de Idosos; Inclusão
title_short ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
title_full ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
title_fullStr ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
title_sort ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA CUIDADORES COM BAIXA ESCOLARIDADE: ASPECTOS E REFLEXÕES
author Capra, Eliane Pinheiro
author_facet Capra, Eliane Pinheiro
Leal Ferreira, Simone Bacellar
Marques, João Marcelo
Portela, Samuel Santos
author_role author
author2 Leal Ferreira, Simone Bacellar
Marques, João Marcelo
Portela, Samuel Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Capra, Eliane Pinheiro
Leal Ferreira, Simone Bacellar
Marques, João Marcelo
Portela, Samuel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Computação
Acessibilidade Web; Analfabetismo Funcional; Cuidadores de Idosos; Inclusão
topic Ciência da Computação
Acessibilidade Web; Analfabetismo Funcional; Cuidadores de Idosos; Inclusão
description A evolução da internet trouxe novas perspectivas de interação e comunicação entre as pessoas, bem como muitos desafios. A interação com conteúdo textual pode ser impactada, especialmente para os analfabetos funcionais, que são pessoas com comprometimento nas habilidades de leitura e escrita ou com baixa escolaridade, de acordo com critérios estabelecidos pela UNESCO. Dentre esses usuários, pode-se encontrar os cuidadores de idosos, uma vez que boa parcela é considerada analfabeta funcional, por causa da baixa escolaridade. Este artigo trata de um levantamento de caráter exploratório, com objetivo de analisar as contribuições disponíveis na literatura acerca da acessibilidade web para esse público, identificando fatores que podem tornar a web acessível aos cuidadores analfabetos funcionais e possíveis lacunas para pesquisas futuras. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático seguindo a abordagem Systematic Literature Review (SLR), a fim de analisar artigos publicados entre 2000 e 2019 em quatro bases acadêmicas internacionais. Foram extraídos 58 artigos e, após triagem e leitura de 23 trabalhos, foram identificadas 12 pesquisas relacionadas ao tema. O mapeamento possibilitou a comparação entre as publicações e a identificação de aspectos que podem influenciar no desenvolvimento de interfaces acessíveis a cuidadores analfabetos funcionais, além de revelar importantes contribuições sobre recomendações, modelos, sistemas e aplicações. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização dos pesquisadores sobre a importância do tema na comunidade de Interação Humano Computador (IHC).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2087
10.21439/conexoes.v15i0.2087
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2087
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2087/1571
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021026
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112108199936