NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gilberto Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/500
Resumo: Discute-se a experiência docente em artes visuais a partir de uma coleta de falas de egressos convidados para a I e a II Semana de Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará – SAVIFCE. Foram relatadas experiências em diferentes contextos educativos como: mediação em centros culturais; ateliês terapêuticos; participação em editais públicos; escola de ensino fundamental; projetos sociais e ONGs. As experiências docentes relatadas pelos egressos do CSTAP confirmam a demanda reprimida de profissionais de artes visuais para esses contextos, em especial para o Ensino Fundamental e Médio. Embora, a cidade, por meio de alguns equipamentos culturais públicos tenha estabelecido uma conexão mais ampla com artistas de outros lugares do país e do mundo, pouco se discute os parâmetros que animam a implementação das políticas públicas para o ensino de Arte. O desafio atual do curso de licenciatura em artes visuais do IFCE é integrar dinâmicas que efetivem a formação de um artista-professor-pesquisador capaz de lidar com essas demandas educativas que não se limitam à escola. Considera-se a licenciatura em artes visuais não como uma formação compulsória, mas como um contexto diversificado no qual se engendram múltiplos caminhos para a atuação do artista.
id IFCE-1_456176a63b14d8840356b631a64bb460
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/500
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCEDiscute-se a experiência docente em artes visuais a partir de uma coleta de falas de egressos convidados para a I e a II Semana de Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará – SAVIFCE. Foram relatadas experiências em diferentes contextos educativos como: mediação em centros culturais; ateliês terapêuticos; participação em editais públicos; escola de ensino fundamental; projetos sociais e ONGs. As experiências docentes relatadas pelos egressos do CSTAP confirmam a demanda reprimida de profissionais de artes visuais para esses contextos, em especial para o Ensino Fundamental e Médio. Embora, a cidade, por meio de alguns equipamentos culturais públicos tenha estabelecido uma conexão mais ampla com artistas de outros lugares do país e do mundo, pouco se discute os parâmetros que animam a implementação das políticas públicas para o ensino de Arte. O desafio atual do curso de licenciatura em artes visuais do IFCE é integrar dinâmicas que efetivem a formação de um artista-professor-pesquisador capaz de lidar com essas demandas educativas que não se limitam à escola. Considera-se a licenciatura em artes visuais não como uma formação compulsória, mas como um contexto diversificado no qual se engendram múltiplos caminhos para a atuação do artista.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)ProAPP/IFCEMachado, Gilberto Andrade2012-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/50010.21439/conexoes.v6i2.500Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 2 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/500/322info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/500Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:02Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
title NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
spellingShingle NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
Machado, Gilberto Andrade
title_short NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
title_full NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
title_fullStr NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
title_full_unstemmed NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
title_sort NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARTES VISUAIS: EXPLORANDO AMBIENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM EGRESSOS DO IFCE
author Machado, Gilberto Andrade
author_facet Machado, Gilberto Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ProAPP/IFCE
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gilberto Andrade
description Discute-se a experiência docente em artes visuais a partir de uma coleta de falas de egressos convidados para a I e a II Semana de Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará – SAVIFCE. Foram relatadas experiências em diferentes contextos educativos como: mediação em centros culturais; ateliês terapêuticos; participação em editais públicos; escola de ensino fundamental; projetos sociais e ONGs. As experiências docentes relatadas pelos egressos do CSTAP confirmam a demanda reprimida de profissionais de artes visuais para esses contextos, em especial para o Ensino Fundamental e Médio. Embora, a cidade, por meio de alguns equipamentos culturais públicos tenha estabelecido uma conexão mais ampla com artistas de outros lugares do país e do mundo, pouco se discute os parâmetros que animam a implementação das políticas públicas para o ensino de Arte. O desafio atual do curso de licenciatura em artes visuais do IFCE é integrar dinâmicas que efetivem a formação de um artista-professor-pesquisador capaz de lidar com essas demandas educativas que não se limitam à escola. Considera-se a licenciatura em artes visuais não como uma formação compulsória, mas como um contexto diversificado no qual se engendram múltiplos caminhos para a atuação do artista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/500
10.21439/conexoes.v6i2.500
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/500
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v6i2.500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/500/322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6, No. 2 (2012)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110823694336