ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Clara Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira, Francélio Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861
Resumo: O presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo.
id IFCE-1_4aa21e2e8e1a128ac89eb436c51ecdbb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1861
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSOEnsino de Física AstronomiaPalavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanasO presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Araújo, Ana Clara Souzade Oliveira, Francélio Ângelo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/186110.21439/conexoes.v13i4.1861Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 78 - 882176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861/1369Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-27T19:10:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1861Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-12-27T19:10:46Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
title ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
spellingShingle ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
Araújo, Ana Clara Souza
Ensino de Física Astronomia
Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas
title_short ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
title_full ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
title_fullStr ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
title_full_unstemmed ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
title_sort ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
author Araújo, Ana Clara Souza
author_facet Araújo, Ana Clara Souza
de Oliveira, Francélio Ângelo
author_role author
author2 de Oliveira, Francélio Ângelo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Clara Souza
de Oliveira, Francélio Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física Astronomia
Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas
topic Ensino de Física Astronomia
Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas
description O presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861
10.21439/conexoes.v13i4.1861
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v13i4.1861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861/1369
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 78 - 88
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111608029184