ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861 |
Resumo: | O presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo. |
id |
IFCE-1_4aa21e2e8e1a128ac89eb436c51ecdbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1861 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSOEnsino de Física AstronomiaPalavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanasO presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Araújo, Ana Clara Souzade Oliveira, Francélio Ângelo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/186110.21439/conexoes.v13i4.1861Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 78 - 882176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861/1369Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-27T19:10:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1861Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-12-27T19:10:46Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
title |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
spellingShingle |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO Araújo, Ana Clara Souza Ensino de Física Astronomia Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas |
title_short |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
title_full |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
title_fullStr |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
title_full_unstemmed |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
title_sort |
ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO |
author |
Araújo, Ana Clara Souza |
author_facet |
Araújo, Ana Clara Souza de Oliveira, Francélio Ângelo |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Francélio Ângelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Clara Souza de Oliveira, Francélio Ângelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Astronomia Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas |
topic |
Ensino de Física Astronomia Palavras-chave: Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas |
description |
O presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861 10.21439/conexoes.v13i4.1861 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v13i4.1861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1861/1369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 78 - 88 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111608029184 |