A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Dorgival Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093
Resumo: O artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas.
id IFCE-1_528dd530516b500c43bb47ed701bd74f
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1093
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira AtualO artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/109310.21439/conexoes.v11i2.1093Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-352176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093/949Fernandes, Dorgival Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:31Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1093Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:31Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
title A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
spellingShingle A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
Fernandes, Dorgival Gonçalves
title_short A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
title_full A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
title_fullStr A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
title_full_unstemmed A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
title_sort A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
author Fernandes, Dorgival Gonçalves
author_facet Fernandes, Dorgival Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Dorgival Gonçalves
description O artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093
10.21439/conexoes.v11i2.1093
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i2.1093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093/949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065229479936