A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093 |
Resumo: | O artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas. |
id |
IFCE-1_528dd530516b500c43bb47ed701bd74f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1093 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira AtualO artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/109310.21439/conexoes.v11i2.1093Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-352176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093/949Fernandes, Dorgival Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:31Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1093Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:31Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
title |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
spellingShingle |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual Fernandes, Dorgival Gonçalves |
title_short |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
title_full |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
title_fullStr |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
title_full_unstemmed |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
title_sort |
A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual |
author |
Fernandes, Dorgival Gonçalves |
author_facet |
Fernandes, Dorgival Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Dorgival Gonçalves |
description |
O artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093 10.21439/conexoes.v11i2.1093 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v11i2.1093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1093/949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 2 (2017): Edição Especial: Docência; 28-35 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065229479936 |