ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373 |
Resumo: | O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado. |
id |
IFCE-1_54bca8cdf95b41d6edd150ebbec81c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/373 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADESO presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Guimarães, Jairo Carvalho2011-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/37310.21439/conexoes.v5i2.373Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373/316info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/373Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
title |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
spellingShingle |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Guimarães, Jairo Carvalho |
title_short |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
title_full |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
title_fullStr |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
title_sort |
ELEMENTOS (DES) MOTIVADORES PERCEBIDOS PELO DISCENTE DO PROEJA IFPI - CAMPUS FLORIANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES |
author |
Guimarães, Jairo Carvalho |
author_facet |
Guimarães, Jairo Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Jairo Carvalho |
description |
O presente artigo descreve pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, cujo objetivo foi investigar os elementos motivadores que induzem os discentes do PROEJA a ingressar e permanecer no curso e que possíveis situações podem estar produzindo desmotivação para aqueles já presentes no programa. O referencial considerado navegou à luz da Teoria das Necessidades de Abraham Maslow. Em termos de procedimentos metodológicos, fez-se uso de um questionário semi-estruturado, aplicado aos alunos do curso, período 2010.1, o qual intencionou apontar opiniões e sentimentos, de forma a retratar mais fielmente a atmosfera motivacional, visando a alcançar o objetivo desta pesquisa. Como resultado, observou-se que os alunos do programa veem nele o fio condutor para o sucesso profissional e pessoal, embora apontem que há ajustes a serem implementados, especialmente quanto à indissociabilidade entre a teoria e a prática, esta fundamental para permitir que o êxito profissional seja alcançado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373 10.21439/conexoes.v5i2.373 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v5i2.373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/373/316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 2 (2011) 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111719178240 |