USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Tolentino Costa, Karolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317
Resumo: O presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema.
id IFCE-1_56c212f6ca4d83883e75c332f0607bb7
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2317
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINOusabilidadeaprendizagem móveleducaçãoergonomiaO presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/231710.21439/conexoes.v16i0.2317Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022027Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022027Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022027Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022027Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022027Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317/1621Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Tolentino Costa, KarolinaAnthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2317Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
spellingShingle USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Nunes Tolentino Costa, Karolina
usabilidade
aprendizagem móvel
educação
ergonomia
title_short USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_full USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_fullStr USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_full_unstemmed USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_sort USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
author Nunes Tolentino Costa, Karolina
author_facet Nunes Tolentino Costa, Karolina
Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio
author_role author
author2 Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Tolentino Costa, Karolina
Anthero Nunes Vianna dos Santos, Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv usabilidade
aprendizagem móvel
educação
ergonomia
topic usabilidade
aprendizagem móvel
educação
ergonomia
description O presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317
10.21439/conexoes.v16i0.2317
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2317/1621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022027
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022027
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022027
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022027
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022027
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022027
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066455265280