Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diesel, Aline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neumann Martins, Silvana, Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino.
id IFCE-1_604989d8856f3bdea96bd206107f2beb
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1074
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem TeóricaEste trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/107410.21439/conexoes.v12i1.1074Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 38-44Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 38-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074/1170Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiesel, AlineNeumann Martins, SilvanaHepp Rehfeldt, Márcia Jussara2022-08-22T09:53:47Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1074Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:47Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
title Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
spellingShingle Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
Diesel, Aline
title_short Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
title_full Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
title_fullStr Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
title_full_unstemmed Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
title_sort Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
author Diesel, Aline
author_facet Diesel, Aline
Neumann Martins, Silvana
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
author_role author
author2 Neumann Martins, Silvana
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diesel, Aline
Neumann Martins, Silvana
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
description Este trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074
10.21439/conexoes.v12i1.1074
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i1.1074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074/1170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 38-44
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 38-44
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 38-44
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 38-44
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 38-44
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 38-44
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065216897024