Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074 |
Resumo: | Este trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino. |
id |
IFCE-1_604989d8856f3bdea96bd206107f2beb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1074 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem TeóricaEste trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/107410.21439/conexoes.v12i1.1074Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 38-44Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 38-44Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 38-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074/1170Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiesel, AlineNeumann Martins, SilvanaHepp Rehfeldt, Márcia Jussara2022-08-22T09:53:47Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1074Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:47Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
title |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
spellingShingle |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica Diesel, Aline |
title_short |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
title_full |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
title_fullStr |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
title_full_unstemmed |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
title_sort |
Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica |
author |
Diesel, Aline |
author_facet |
Diesel, Aline Neumann Martins, Silvana Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Neumann Martins, Silvana Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diesel, Aline Neumann Martins, Silvana Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara |
description |
Este trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074 10.21439/conexoes.v12i1.1074 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i1.1074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1074/1170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 38-44 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 38-44 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 38-44 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 38-44 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 38-44 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 38-44 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065216897024 |