Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255309 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar um movimento de aprendizagem de aspectos da docência, no âmbito da formação inicial de professores, sobre o uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, na perspectiva teórico-metodológico da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). A literatura aponta que a formação para o uso de TDIC ainda não é adequada nessa etapa. É possível que os licenciados não estejam se apropriando desses conhecimentos, apesar de as tecnologias estarem presentes no cotidiano desses estudantes e nas práticas de alguns docentes, sendo necessária uma abordagem formativa mais aprofundada sobre o tema. A necessidade identificada, aliada às inquietações do pesquisador, constitui-se como um dos motivos para o desenvolvimento da investigação. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão: “Quais as implicações da AOE para a organização do ensino e uso crítico de TDIC, durante a formação inicial de professores de Matemática?” Visando respondê-la foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) Analisar a formação para o uso de TDIC no ensino de Matemática que os licenciandos participantes podem ter recebido no curso de licenciatura analisado; 2) Identificar os sentidos e significados que os licenciandos participantes atribuem ao ensino de Matemática com uso de TDIC; e 3) Identificar as contribuições/entraves da perspectiva teórico-metodológica da AOE, na formação inicial de professores de Matemática, para a organização do ensino e o uso crítico de TDIC. As ações realizadas, aqui entendidas como as técnicas de pesquisa empregadas nos movimentos teórico e empírico, corresponderam a: análise documental da legislação que orienta a organização das licenciaturas e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de licenciatura em Matemática; revisão de literatura; observação participante; diário de campo; entrevista semiestruturada; questionário; e, uma ação formativa desenvolvida por meio de um curso de extensão, cujo contexto de realização corresponde a um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e com a participação de oito licenciandos. A análise dos dados foi realizada com base em duas unidades: 1) Aspectos formativos para o uso de TDIC no ensino de Matemática propostos na formação inicial; 2) A ação formativa como precursora de uma nova práxis pedagógica. Para exposição dos resultados recorreu-se a abordagem de episódios e cenas. Os resultados indicaram que a formação para o uso de TDIC oferecida nesse curso de licenciatura não tem sido satisfatória, apesar da proposta formativa explicitada no PPC estar de acordo com a legislação vigente. Os sentidos atribuídos pelos licenciandos participantes ao ensino com uso de TDIC, identificados inicialmente, indicaram resistência ao uso e dificuldades técnicas e pedagógicas sobre o uso desses recursos. A ação formativa realizada, pautada nos princípios da AOE, propiciou, em maior ou menor grau, um planejamento de aulas que superasse a abordagem tradicional de ensino e favoreceu a apropriação, pelos licenciandos participantes, de novos conhecimentos que constituem o trabalho docente, a saber: conteúdos específicos, em relação aos novos significados apropriados sobre o conceito matemático de área; pedagógicos, relativos ao modo de organizar o ensino; sobre o uso crítico de TDIC; sobre o GeoGebra Classroom; entre outros. |
id |
UNSP_4acd5868b58d636521a340c529cb3ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255309 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE)Teaching Mathematics using Digital Information and Communication Technologies (DICT) from the theoretical-methodological perspective of the Teaching - Orienteering Activity (TOA)Formação incial de professoresMatemáticaTDICAtividade orientadora de ensinoInitial teacher trainingMathematicsDICTTeaching – orienteering activityA presente pesquisa teve como objetivo investigar um movimento de aprendizagem de aspectos da docência, no âmbito da formação inicial de professores, sobre o uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, na perspectiva teórico-metodológico da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). A literatura aponta que a formação para o uso de TDIC ainda não é adequada nessa etapa. É possível que os licenciados não estejam se apropriando desses conhecimentos, apesar de as tecnologias estarem presentes no cotidiano desses estudantes e nas práticas de alguns docentes, sendo necessária uma abordagem formativa mais aprofundada sobre o tema. A necessidade identificada, aliada às inquietações do pesquisador, constitui-se como um dos motivos para o desenvolvimento da investigação. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão: “Quais as implicações da AOE para a organização do ensino e uso crítico de TDIC, durante a formação inicial de professores de Matemática?” Visando respondê-la foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) Analisar a formação para o uso de TDIC no ensino de Matemática que os licenciandos participantes podem ter recebido no curso de licenciatura analisado; 2) Identificar os sentidos e significados que os licenciandos participantes atribuem ao ensino de Matemática com uso de TDIC; e 3) Identificar as contribuições/entraves da perspectiva teórico-metodológica da AOE, na formação inicial de professores de Matemática, para a organização do ensino e o uso crítico de TDIC. As ações realizadas, aqui entendidas como as técnicas de pesquisa empregadas nos movimentos teórico e empírico, corresponderam a: análise documental da legislação que orienta a organização das licenciaturas e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de licenciatura em Matemática; revisão de literatura; observação participante; diário de campo; entrevista semiestruturada; questionário; e, uma ação formativa desenvolvida por meio de um curso de extensão, cujo contexto de realização corresponde a um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e com a participação de oito licenciandos. A análise dos dados foi realizada com base em duas unidades: 1) Aspectos formativos para o uso de TDIC no ensino de Matemática propostos na formação inicial; 2) A ação formativa como precursora de uma nova práxis pedagógica. Para exposição dos resultados recorreu-se a abordagem de episódios e cenas. Os resultados indicaram que a formação para o uso de TDIC oferecida nesse curso de licenciatura não tem sido satisfatória, apesar da proposta formativa explicitada no PPC estar de acordo com a legislação vigente. Os sentidos atribuídos pelos licenciandos participantes ao ensino com uso de TDIC, identificados inicialmente, indicaram resistência ao uso e dificuldades técnicas e pedagógicas sobre o uso desses recursos. A ação formativa realizada, pautada nos princípios da AOE, propiciou, em maior ou menor grau, um planejamento de aulas que superasse a abordagem tradicional de ensino e favoreceu a apropriação, pelos licenciandos participantes, de novos conhecimentos que constituem o trabalho docente, a saber: conteúdos específicos, em relação aos novos significados apropriados sobre o conceito matemático de área; pedagógicos, relativos ao modo de organizar o ensino; sobre o uso crítico de TDIC; sobre o GeoGebra Classroom; entre outros.The present research aimed to investigate a movement of learning aspects of teaching, within the scope of initial teacher training, on the critical use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in teaching Mathematics, from the theoretical-methodological perspective of the Teaching – Orienteering Activity (TOA). The literature points out that training for the use of DICT is not yet adequate at this stage. It is possible that graduates are not appropriating this knowledge, despite the technologies being present in the daily lives of these students and in the practices of some teachers, making a more in-depth training approach to the topic necessary. The identified need, combined with the researcher's concerns, constitutes one of the reasons for the development of the investigation. To this end, the following question was established: “What are the implications of TOA for the organization of teaching and critical use of DICT, during the initial training of Mathematics teachers?” In order to answer this, the following objectives were established: 1) Analyze the training for the use of DICT in teaching Mathematics that the participating undergraduates may have received in the undergraduate course analyzed; 2) Identify the meanings and meanings that participating undergraduate students attribute to teaching Mathematics using DICT; and 3) Identify the contributions/obstacles of the TOA theoretical-methodological perspective, in the initial training of Mathematics teachers, for the organization of teaching and the critical use of DICT. The actions carried out, understood here as the research techniques used in theoretical and empirical movements, corresponded to: documentary analysis of the legislation that guides the organization of degrees and the Pedagogical Course Project (PCP) of a degree course in Mathematics; literature review; participant observation; field journal; semi structured interview; quiz; and, a training action developed through an extension course, whose context corresponds to a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo and with the participation of eight undergraduate students. Data analysis was carried out based on two units: 1) Training aspects for the use of DICT in teaching Mathematics proposed in initial training; 2) Training action as a precursor to a new pedagogical praxis. To present the results, the episode and scene approach was used. The results indicated that the training for the use of DICT offered in this degree course has not been satisfactory, despite the training proposal explained in the PCP being in accordance with current legislation. The meanings attributed by the participating undergraduates to teaching using DICT, initially identified, indicated resistance to the use and technical and pedagogical difficulties regarding the use of these resources. The training action carried out, based on the principles of TOA, provided, to a greater or lesser extent, lesson planning that went beyond the traditional teaching approach and favored the appropriation, by participating undergraduates, of new knowledge that constitutes teaching work, namely : specific contents, in relation to new appropriate meanings about the mathematical concept of area; pedagogical, relating to the way of organizing teaching; on the critical use of DICT; about GeoGebra Classroom; between others.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]Boschesi, Fabio Henrique Lepri2024-04-24T14:31:53Z2024-04-24T14:31:53Z2024-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBOSCHESI, F. H. L. Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2553091531700403503383000-0001-8805-6719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-25T06:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:07.291502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) Teaching Mathematics using Digital Information and Communication Technologies (DICT) from the theoretical-methodological perspective of the Teaching - Orienteering Activity (TOA) |
title |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) |
spellingShingle |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) Boschesi, Fabio Henrique Lepri Formação incial de professores Matemática TDIC Atividade orientadora de ensino Initial teacher training Mathematics DICT Teaching – orienteering activity |
title_short |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) |
title_full |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) |
title_fullStr |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) |
title_full_unstemmed |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) |
title_sort |
Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) |
author |
Boschesi, Fabio Henrique Lepri |
author_facet |
Boschesi, Fabio Henrique Lepri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boschesi, Fabio Henrique Lepri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação incial de professores Matemática TDIC Atividade orientadora de ensino Initial teacher training Mathematics DICT Teaching – orienteering activity |
topic |
Formação incial de professores Matemática TDIC Atividade orientadora de ensino Initial teacher training Mathematics DICT Teaching – orienteering activity |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar um movimento de aprendizagem de aspectos da docência, no âmbito da formação inicial de professores, sobre o uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, na perspectiva teórico-metodológico da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). A literatura aponta que a formação para o uso de TDIC ainda não é adequada nessa etapa. É possível que os licenciados não estejam se apropriando desses conhecimentos, apesar de as tecnologias estarem presentes no cotidiano desses estudantes e nas práticas de alguns docentes, sendo necessária uma abordagem formativa mais aprofundada sobre o tema. A necessidade identificada, aliada às inquietações do pesquisador, constitui-se como um dos motivos para o desenvolvimento da investigação. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão: “Quais as implicações da AOE para a organização do ensino e uso crítico de TDIC, durante a formação inicial de professores de Matemática?” Visando respondê-la foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) Analisar a formação para o uso de TDIC no ensino de Matemática que os licenciandos participantes podem ter recebido no curso de licenciatura analisado; 2) Identificar os sentidos e significados que os licenciandos participantes atribuem ao ensino de Matemática com uso de TDIC; e 3) Identificar as contribuições/entraves da perspectiva teórico-metodológica da AOE, na formação inicial de professores de Matemática, para a organização do ensino e o uso crítico de TDIC. As ações realizadas, aqui entendidas como as técnicas de pesquisa empregadas nos movimentos teórico e empírico, corresponderam a: análise documental da legislação que orienta a organização das licenciaturas e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de licenciatura em Matemática; revisão de literatura; observação participante; diário de campo; entrevista semiestruturada; questionário; e, uma ação formativa desenvolvida por meio de um curso de extensão, cujo contexto de realização corresponde a um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e com a participação de oito licenciandos. A análise dos dados foi realizada com base em duas unidades: 1) Aspectos formativos para o uso de TDIC no ensino de Matemática propostos na formação inicial; 2) A ação formativa como precursora de uma nova práxis pedagógica. Para exposição dos resultados recorreu-se a abordagem de episódios e cenas. Os resultados indicaram que a formação para o uso de TDIC oferecida nesse curso de licenciatura não tem sido satisfatória, apesar da proposta formativa explicitada no PPC estar de acordo com a legislação vigente. Os sentidos atribuídos pelos licenciandos participantes ao ensino com uso de TDIC, identificados inicialmente, indicaram resistência ao uso e dificuldades técnicas e pedagógicas sobre o uso desses recursos. A ação formativa realizada, pautada nos princípios da AOE, propiciou, em maior ou menor grau, um planejamento de aulas que superasse a abordagem tradicional de ensino e favoreceu a apropriação, pelos licenciandos participantes, de novos conhecimentos que constituem o trabalho docente, a saber: conteúdos específicos, em relação aos novos significados apropriados sobre o conceito matemático de área; pedagógicos, relativos ao modo de organizar o ensino; sobre o uso crítico de TDIC; sobre o GeoGebra Classroom; entre outros. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-24T14:31:53Z 2024-04-24T14:31:53Z 2024-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOSCHESI, F. H. L. Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255309 1531700403503383 000-0001-8805-6719 |
identifier_str_mv |
BOSCHESI, F. H. L. Ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. 1531700403503383 000-0001-8805-6719 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128735520489472 |