As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981 |
Resumo: | Estudos científicos apontam que o Ensino em Química, na sua grande maioria, é tradicionalista concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, o que gera no aluno desconcentração e falta de motivação, levando-os a questionar o porquê de estar estudando determinados conteúdos. Observa-se de forma intensa a desmotivação dos estudantes por parte da Química, quando trata de assuntos extensos e nada atrativos na visão de muitos, como é o caso da tabela periódica. Atualmente, professores e pesquisadores em Educação Química estão utilizando jogos lúdicos como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química. Conjugando tais metodologias ao uso de matérias de baixo custo e fácil acesso. Neste sentido, o presente trabalho resultou de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, em uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Trabalho, este, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a fixação do conteúdo e aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados, mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. O artigo retrata os resultados na análise da atividade desenvolvida, buscando refletir sobre o uso de novas estratégias, para que o Ensino de Química se torne algo prazeroso e divertido para os discentes, possibilitando o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe. |
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As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-CustoEstudos científicos apontam que o Ensino em Química, na sua grande maioria, é tradicionalista concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, o que gera no aluno desconcentração e falta de motivação, levando-os a questionar o porquê de estar estudando determinados conteúdos. Observa-se de forma intensa a desmotivação dos estudantes por parte da Química, quando trata de assuntos extensos e nada atrativos na visão de muitos, como é o caso da tabela periódica. Atualmente, professores e pesquisadores em Educação Química estão utilizando jogos lúdicos como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química. Conjugando tais metodologias ao uso de matérias de baixo custo e fácil acesso. Neste sentido, o presente trabalho resultou de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, em uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Trabalho, este, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a fixação do conteúdo e aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados, mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. O artigo retrata os resultados na análise da atividade desenvolvida, buscando refletir sobre o uso de novas estratégias, para que o Ensino de Química se torne algo prazeroso e divertido para os discentes, possibilitando o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/98110.21439/conexoes.v10i4.981Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-41Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-41Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-41Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-41Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-41Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-412176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981/854de Araújo, Naiara Verasdos Santos, Francisco Giovanni Ferreirada Costa, Izabel Cristina AzevedoAlbuquerque, Marilene de Souzada Silva, Dráulio Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:26Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/981Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:26Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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