As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Naiara Veras
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos, Francisco Giovanni Ferreira, da Costa, Izabel Cristina Azevedo, Albuquerque, Marilene de Souza, da Silva, Dráulio Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981
Resumo: Estudos científicos apontam que o Ensino em Química, na sua grande maioria, é tradicionalista concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, o que gera no aluno desconcentração e falta de motivação, levando-os a questionar o porquê de estar estudando determinados conteúdos. Observa-se de forma intensa a desmotivação dos estudantes por parte da Química, quando trata de assuntos extensos e nada atrativos na visão de muitos, como é o caso da tabela periódica. Atualmente, professores e pesquisadores em Educação Química estão utilizando jogos lúdicos como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química. Conjugando tais metodologias ao uso de matérias de baixo custo e fácil acesso. Neste sentido, o presente trabalho resultou de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, em uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Trabalho, este, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a fixação do conteúdo e aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados, mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. O artigo retrata os resultados na análise da atividade desenvolvida, buscando refletir sobre o uso de novas estratégias, para que o Ensino de Química se torne algo prazeroso e divertido para os discentes, possibilitando o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe.
id IFCE-1_d293240844825290798a8076d344d62d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/981
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-CustoEstudos científicos apontam que o Ensino em Química, na sua grande maioria, é tradicionalista concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, o que gera no aluno desconcentração e falta de motivação, levando-os a questionar o porquê de estar estudando determinados conteúdos. Observa-se de forma intensa a desmotivação dos estudantes por parte da Química, quando trata de assuntos extensos e nada atrativos na visão de muitos, como é o caso da tabela periódica. Atualmente, professores e pesquisadores em Educação Química estão utilizando jogos lúdicos como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química. Conjugando tais metodologias ao uso de matérias de baixo custo e fácil acesso. Neste sentido, o presente trabalho resultou de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, em uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Trabalho, este, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a fixação do conteúdo e aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados, mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. O artigo retrata os resultados na análise da atividade desenvolvida, buscando refletir sobre o uso de novas estratégias, para que o Ensino de Química se torne algo prazeroso e divertido para os discentes, possibilitando o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPES - PIBIDde Araújo, Naiara Verasdos Santos, Francisco Giovanni Ferreirada Costa, Izabel Cristina AzevedoAlbuquerque, Marilene de Souzada Silva, Dráulio Sales2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/98110.21439/conexoes.v10i4.981Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-412176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981/854info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/981Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:26Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
title As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
spellingShingle As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
de Araújo, Naiara Veras
title_short As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
title_full As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
title_fullStr As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
title_full_unstemmed As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
title_sort As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
author de Araújo, Naiara Veras
author_facet de Araújo, Naiara Veras
dos Santos, Francisco Giovanni Ferreira
da Costa, Izabel Cristina Azevedo
Albuquerque, Marilene de Souza
da Silva, Dráulio Sales
author_role author
author2 dos Santos, Francisco Giovanni Ferreira
da Costa, Izabel Cristina Azevedo
Albuquerque, Marilene de Souza
da Silva, Dráulio Sales
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - PIBID
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Naiara Veras
dos Santos, Francisco Giovanni Ferreira
da Costa, Izabel Cristina Azevedo
Albuquerque, Marilene de Souza
da Silva, Dráulio Sales
description Estudos científicos apontam que o Ensino em Química, na sua grande maioria, é tradicionalista concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, o que gera no aluno desconcentração e falta de motivação, levando-os a questionar o porquê de estar estudando determinados conteúdos. Observa-se de forma intensa a desmotivação dos estudantes por parte da Química, quando trata de assuntos extensos e nada atrativos na visão de muitos, como é o caso da tabela periódica. Atualmente, professores e pesquisadores em Educação Química estão utilizando jogos lúdicos como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química. Conjugando tais metodologias ao uso de matérias de baixo custo e fácil acesso. Neste sentido, o presente trabalho resultou de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, em uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Trabalho, este, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a fixação do conteúdo e aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados, mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. O artigo retrata os resultados na análise da atividade desenvolvida, buscando refletir sobre o uso de novas estratégias, para que o Ensino de Química se torne algo prazeroso e divertido para os discentes, possibilitando o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981
10.21439/conexoes.v10i4.981
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/981/854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 35-41
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111659409408