Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Moreira, Maria Efigênia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro da Silva, José Ronaldo, Oliveira Barros, Ileane, Vieira de Lima, Luiza Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado.
id IFCE-1_6a558d68f2c6be9fa4d9d187e15b3e13
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1001
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CEEste artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/100110.21439/conexoes.v11i4.1001Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 4 (2017); 55-61Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 4 (2017); 55-612176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001/1031Alves Moreira, Maria EfigêniaRibeiro da Silva, José RonaldoOliveira Barros, IleaneVieira de Lima, Luiza Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:38Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1001Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:38Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
title Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
spellingShingle Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
Alves Moreira, Maria Efigênia
title_short Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
title_full Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
title_fullStr Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
title_full_unstemmed Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
title_sort Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
author Alves Moreira, Maria Efigênia
author_facet Alves Moreira, Maria Efigênia
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Oliveira Barros, Ileane
Vieira de Lima, Luiza Maria
author_role author
author2 Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Oliveira Barros, Ileane
Vieira de Lima, Luiza Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Moreira, Maria Efigênia
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Oliveira Barros, Ileane
Vieira de Lima, Luiza Maria
description Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001
10.21439/conexoes.v11i4.1001
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i4.1001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001/1031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 4 (2017); 55-61
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 4 (2017); 55-61
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 4 (2017); 55-61
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 4 (2017); 55-61
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 4 (2017); 55-61
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 4 (2017); 55-61
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065182294016