Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado. |
id |
IFCE-1_6a558d68f2c6be9fa4d9d187e15b3e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1001 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CEEste artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/100110.21439/conexoes.v11i4.1001Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 4 (2017); 55-61Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 4 (2017); 55-61Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 4 (2017); 55-612176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001/1031Alves Moreira, Maria EfigêniaRibeiro da Silva, José RonaldoOliveira Barros, IleaneVieira de Lima, Luiza Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:38Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1001Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:38Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
title |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
spellingShingle |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE Alves Moreira, Maria Efigênia |
title_short |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
title_full |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
title_fullStr |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
title_full_unstemmed |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
title_sort |
Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE |
author |
Alves Moreira, Maria Efigênia |
author_facet |
Alves Moreira, Maria Efigênia Ribeiro da Silva, José Ronaldo Oliveira Barros, Ileane Vieira de Lima, Luiza Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro da Silva, José Ronaldo Oliveira Barros, Ileane Vieira de Lima, Luiza Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Moreira, Maria Efigênia Ribeiro da Silva, José Ronaldo Oliveira Barros, Ileane Vieira de Lima, Luiza Maria |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001 10.21439/conexoes.v11i4.1001 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v11i4.1001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1001/1031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 4 (2017); 55-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 4 (2017); 55-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 4 (2017); 55-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 4 (2017); 55-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 4 (2017); 55-61 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 4 (2017); 55-61 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065182294016 |