UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Eduarda da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pastorio, Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2806
Resumo: A pesquisa que segue tem caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, seguindo a Análise de Conteúdo, que tem como proposta investigar o que as pesquisas já realizadas apresentam em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), visualizando nesses artigos a temática, os recursos e as metodologias empregadas, bem como o público alvo e a área em questão. Assim, optou-se pela seleção de 17 revistas com qualisA (quadriênio anterior 2013-2016) na avaliação proposta pela CAPES das áreas de Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Física, traçando um comparativo com um importante referencial da área, na tentativa de evidenciarmos avanços e/ou retrocessos nas concepções acerca das TDIC e assim, visualizarmos no que avançamos e no que retrocedemos ou estagnamos em relação as novas perspectivas ligadas às tecnologias. Como resultados, evidenciamos categorias acerca das dificuldades existentes para integrar as TDIC nos espaços de ensino. Contudo, visualizamos também diferentes possibilidades didáticas no contexto das tecnologias, apontando a pandemia como um importante marco para a efetivação das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.
id IFCE-1_6a746beadb788f723210748ad2529100
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2806
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOEnsino de CiênciasTecnologiasPandemiaEnsino e AprendizagemA pesquisa que segue tem caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, seguindo a Análise de Conteúdo, que tem como proposta investigar o que as pesquisas já realizadas apresentam em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), visualizando nesses artigos a temática, os recursos e as metodologias empregadas, bem como o público alvo e a área em questão. Assim, optou-se pela seleção de 17 revistas com qualisA (quadriênio anterior 2013-2016) na avaliação proposta pela CAPES das áreas de Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Física, traçando um comparativo com um importante referencial da área, na tentativa de evidenciarmos avanços e/ou retrocessos nas concepções acerca das TDIC e assim, visualizarmos no que avançamos e no que retrocedemos ou estagnamos em relação as novas perspectivas ligadas às tecnologias. Como resultados, evidenciamos categorias acerca das dificuldades existentes para integrar as TDIC nos espaços de ensino. Contudo, visualizamos também diferentes possibilidades didáticas no contexto das tecnologias, apontando a pandemia como um importante marco para a efetivação das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/280610.21439/conexoes.v17i0.2806Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022021Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022021Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022021Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022021Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022021Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220212176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2806/1656Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Eduarda da SilvaPastorio, Dioni Paulo2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2806Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
spellingShingle UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Lopes, Eduarda da Silva
Ensino de Ciências
Tecnologias
Pandemia
Ensino e Aprendizagem
title_short UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_fullStr UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_sort UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
author Lopes, Eduarda da Silva
author_facet Lopes, Eduarda da Silva
Pastorio, Dioni Paulo
author_role author
author2 Pastorio, Dioni Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Eduarda da Silva
Pastorio, Dioni Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Tecnologias
Pandemia
Ensino e Aprendizagem
topic Ensino de Ciências
Tecnologias
Pandemia
Ensino e Aprendizagem
description A pesquisa que segue tem caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, seguindo a Análise de Conteúdo, que tem como proposta investigar o que as pesquisas já realizadas apresentam em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), visualizando nesses artigos a temática, os recursos e as metodologias empregadas, bem como o público alvo e a área em questão. Assim, optou-se pela seleção de 17 revistas com qualisA (quadriênio anterior 2013-2016) na avaliação proposta pela CAPES das áreas de Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Física, traçando um comparativo com um importante referencial da área, na tentativa de evidenciarmos avanços e/ou retrocessos nas concepções acerca das TDIC e assim, visualizarmos no que avançamos e no que retrocedemos ou estagnamos em relação as novas perspectivas ligadas às tecnologias. Como resultados, evidenciamos categorias acerca das dificuldades existentes para integrar as TDIC nos espaços de ensino. Contudo, visualizamos também diferentes possibilidades didáticas no contexto das tecnologias, apontando a pandemia como um importante marco para a efetivação das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2806
10.21439/conexoes.v17i0.2806
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2806
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2806/1656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022021
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022021
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022021
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022021
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022021
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022021
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066502451200