Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Ednon José Martins Mendes da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: FREITAS, Laysa Miranda Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51219
Resumo: O objetivo do presente estudo é discutir os desafios na docência em tempos de pandemia, através de uma revisão bibliográfica. Trata-se de um estudo de descritivo, exploratório, retrospectivo do tipo de análise documental, com uma abordagem qualitativa. Os artigos que incorporam a base de estudos foram definidos a partir dos seguintes critérios de inclusão: publicados em periódicos nacionais, na língua portuguesa, no período de OUT/2010 a OUT/2020 e Indexados nas bases eletrônicas: (LILACS) e (SCIELO), sendo selecionados por meio dos descritores: Serviços Docência, Ensino Remoto e Pandemia. Sendo excluídos artigos que não atendessem aos objetivos do estudo. A educação foi um dos eixos que sofreu forte adaptação para lidar como o distanciamento social e a quarentena que teve um impactado diretamente na vida de todos os indivíduos, causando o afastamento presencial de docentes e discentes da sala de aula, e tornando possível a interação por via remota. Com isso todos os docentes tiveram que se reinventar para poder ministrar os conteúdos proposto nas disciplinas em andamento de forma remota. Um dos fatos importantes deste artigo foi a questão das da saúde mental dos docentes.
id Krot_5dcc165e70ea87fceaf2b217195a1fbb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51219
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográficaDocênciaEnsino RemotoPandemiaO objetivo do presente estudo é discutir os desafios na docência em tempos de pandemia, através de uma revisão bibliográfica. Trata-se de um estudo de descritivo, exploratório, retrospectivo do tipo de análise documental, com uma abordagem qualitativa. Os artigos que incorporam a base de estudos foram definidos a partir dos seguintes critérios de inclusão: publicados em periódicos nacionais, na língua portuguesa, no período de OUT/2010 a OUT/2020 e Indexados nas bases eletrônicas: (LILACS) e (SCIELO), sendo selecionados por meio dos descritores: Serviços Docência, Ensino Remoto e Pandemia. Sendo excluídos artigos que não atendessem aos objetivos do estudo. A educação foi um dos eixos que sofreu forte adaptação para lidar como o distanciamento social e a quarentena que teve um impactado diretamente na vida de todos os indivíduos, causando o afastamento presencial de docentes e discentes da sala de aula, e tornando possível a interação por via remota. Com isso todos os docentes tiveram que se reinventar para poder ministrar os conteúdos proposto nas disciplinas em andamento de forma remota. Um dos fatos importantes deste artigo foi a questão das da saúde mental dos docentes.2023-04-05T05:50:30Z2023-04-05T05:50:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51219CUNHA, Ednon José Martins Mendes daFREITAS, Laysa Miranda Vasconcelosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-05T05:51:23Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51219Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-05T05:51:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-05T05:51:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
title Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
spellingShingle Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
CUNHA, Ednon José Martins Mendes da
Docência
Ensino Remoto
Pandemia
title_short Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
title_full Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
title_fullStr Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
title_sort Os desafios enfrentados na docência em tempos de pandemia: uma revisão bibliográfica
author CUNHA, Ednon José Martins Mendes da
author_facet CUNHA, Ednon José Martins Mendes da
FREITAS, Laysa Miranda Vasconcelos
author_role author
author2 FREITAS, Laysa Miranda Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Ednon José Martins Mendes da
FREITAS, Laysa Miranda Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensino Remoto
Pandemia
topic Docência
Ensino Remoto
Pandemia
description O objetivo do presente estudo é discutir os desafios na docência em tempos de pandemia, através de uma revisão bibliográfica. Trata-se de um estudo de descritivo, exploratório, retrospectivo do tipo de análise documental, com uma abordagem qualitativa. Os artigos que incorporam a base de estudos foram definidos a partir dos seguintes critérios de inclusão: publicados em periódicos nacionais, na língua portuguesa, no período de OUT/2010 a OUT/2020 e Indexados nas bases eletrônicas: (LILACS) e (SCIELO), sendo selecionados por meio dos descritores: Serviços Docência, Ensino Remoto e Pandemia. Sendo excluídos artigos que não atendessem aos objetivos do estudo. A educação foi um dos eixos que sofreu forte adaptação para lidar como o distanciamento social e a quarentena que teve um impactado diretamente na vida de todos os indivíduos, causando o afastamento presencial de docentes e discentes da sala de aula, e tornando possível a interação por via remota. Com isso todos os docentes tiveram que se reinventar para poder ministrar os conteúdos proposto nas disciplinas em andamento de forma remota. Um dos fatos importantes deste artigo foi a questão das da saúde mental dos docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05T05:50:30Z
2023-04-05T05:50:30Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51219
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672972183994368