IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531 |
Resumo: | O presente trabalho visa avaliar o levantamento dos discentes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Aracati, comparando os dados de duas matrizes curriculares, uma anterior (utilizada desde o semestre de 2011.2 até 2014.1) e outra vigente (utilizada a partir de 2014.2), sendo esta unificada para os Cursos Técnicos dos campi Acaraú, Aracati e Morada Nova, através de dados obtidos do sistema acadêmico. Os dados são importantes para realizar possíveis ajustes na matriz curricular vigente e adequá-la à situação atual da aquicultura na região, visando também à permanência e ao êxito dos discentes, bem como ao sucesso profissional deles. Foi observado que a forma de ensino atual (concomitante) não é eficiente devido a menor demanda de público e aprendizado. Os discentes, apesar de serem adolescentes ainda, estão estudando o técnico e o médio juntos, mas não conseguem ter efetivo aprendizado nem no curso técnico nem no ensino médio, dedicando-se muitas vezes a este último e abandonando aquele. Até o semestre 2014.1, foram formadas seis turmas, com 35 discentes concludentes ou concluídos comparado com duas turmas formadas e 23 discentes concludentes ou concluídos. O Curso Técnico em Aquicultura do IFCE – campus Aracati, utilizando a matriz curricular vigente até o semestre de 2014.1, apresentou apenas 5,83 discentes concludentes/concluídos por turma em comparação a 11,50 alunos concludentes/concluídos – quando passou a funcionar com a nova matriz aprovada para 2014.2, mostrando, portanto, um melhor desempenho dos discentes, que pode aumentar ainda mais através de pequenos ajustes. |
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IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATIO presente trabalho visa avaliar o levantamento dos discentes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Aracati, comparando os dados de duas matrizes curriculares, uma anterior (utilizada desde o semestre de 2011.2 até 2014.1) e outra vigente (utilizada a partir de 2014.2), sendo esta unificada para os Cursos Técnicos dos campi Acaraú, Aracati e Morada Nova, através de dados obtidos do sistema acadêmico. Os dados são importantes para realizar possíveis ajustes na matriz curricular vigente e adequá-la à situação atual da aquicultura na região, visando também à permanência e ao êxito dos discentes, bem como ao sucesso profissional deles. Foi observado que a forma de ensino atual (concomitante) não é eficiente devido a menor demanda de público e aprendizado. Os discentes, apesar de serem adolescentes ainda, estão estudando o técnico e o médio juntos, mas não conseguem ter efetivo aprendizado nem no curso técnico nem no ensino médio, dedicando-se muitas vezes a este último e abandonando aquele. Até o semestre 2014.1, foram formadas seis turmas, com 35 discentes concludentes ou concluídos comparado com duas turmas formadas e 23 discentes concludentes ou concluídos. O Curso Técnico em Aquicultura do IFCE – campus Aracati, utilizando a matriz curricular vigente até o semestre de 2014.1, apresentou apenas 5,83 discentes concludentes/concluídos por turma em comparação a 11,50 alunos concludentes/concluídos – quando passou a funcionar com a nova matriz aprovada para 2014.2, mostrando, portanto, um melhor desempenho dos discentes, que pode aumentar ainda mais através de pequenos ajustes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Araujo, Glacio SouzaMELO, EDUARDO DE LIMA2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/153110.21439/conexoes.v14i4.1531Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 72-832176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531/1505Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T17:28:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1531Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T17:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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