Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jonas Jandson Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1447
Resumo: O ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras deve contemplar objetivos educacionais além de conteúdos linguísticos. Pensar uma atuação crítica no contexto escolar, mais especificamente na sala de aula de inglês, requer, portanto, um diálogo com outras áreas do conhecimento. Este artigo tem como objetivo propor uma atividade que mescle letramento visual e produção textual em que a imagem não seja mero complemento do texto escrito. Busca também incluir assuntos de temas gerais nas discussões da sala de aula tomando como apoio noções de poder, diversidade e acesso (JANKS, 2016) e relações entre os domínios local e global. Algumas das produções resultantes da aplicação dessa proposta serão compartilhadas, comentadas e “estranhadas” no trabalho.
id IFCE-1_7a6fce905ec231714a8e61cb59796f47
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1447
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!Letramento visualProdução textualSala de aula de inglês.O ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras deve contemplar objetivos educacionais além de conteúdos linguísticos. Pensar uma atuação crítica no contexto escolar, mais especificamente na sala de aula de inglês, requer, portanto, um diálogo com outras áreas do conhecimento. Este artigo tem como objetivo propor uma atividade que mescle letramento visual e produção textual em que a imagem não seja mero complemento do texto escrito. Busca também incluir assuntos de temas gerais nas discussões da sala de aula tomando como apoio noções de poder, diversidade e acesso (JANKS, 2016) e relações entre os domínios local e global. Algumas das produções resultantes da aplicação dessa proposta serão compartilhadas, comentadas e “estranhadas” no trabalho.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/144710.21439/conexoes.v12i2.1447Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-342176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1447/1229Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jonas Jandson Alves2018-11-27T13:24:32Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1447Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T13:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
title Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
spellingShingle Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
Oliveira, Jonas Jandson Alves
Letramento visual
Produção textual
Sala de aula de inglês.
title_short Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
title_full Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
title_fullStr Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
title_full_unstemmed Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
title_sort Letramento Visual, Produção Escrita e Língua Inglesa: Se Fala sobre Tudo na Aula, até Inglês!
author Oliveira, Jonas Jandson Alves
author_facet Oliveira, Jonas Jandson Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jonas Jandson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento visual
Produção textual
Sala de aula de inglês.
topic Letramento visual
Produção textual
Sala de aula de inglês.
description O ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras deve contemplar objetivos educacionais além de conteúdos linguísticos. Pensar uma atuação crítica no contexto escolar, mais especificamente na sala de aula de inglês, requer, portanto, um diálogo com outras áreas do conhecimento. Este artigo tem como objetivo propor uma atividade que mescle letramento visual e produção textual em que a imagem não seja mero complemento do texto escrito. Busca também incluir assuntos de temas gerais nas discussões da sala de aula tomando como apoio noções de poder, diversidade e acesso (JANKS, 2016) e relações entre os domínios local e global. Algumas das produções resultantes da aplicação dessa proposta serão compartilhadas, comentadas e “estranhadas” no trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1447
10.21439/conexoes.v12i2.1447
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1447
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i2.1447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1447/1229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 28-34
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065691901952