VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857 |
Resumo: | Em nossa sociedade, cheia de imagens, representações visuais e experiências visuais de todos os tipos, há, sim, paradoxalmente, ainda um grau significativo de analfabetismo visual. Apesar da importância de desenvolver competências visuais específicas, “letramento visual” ainda não é uma prioridade nos curriculos escolares (SPALTER e DAM, 2008). Este artigo tem como objetivos (1) enfatizar a importância de integrar o letramento visual crítico como a quinta habilidade línguistisca em sala de aula de inglês com base nas novas normas da Associação Internacional de Leitura e do Conselho Nacional de Professores de Inglês Americano (IRA / NCTE, 1996), e (2) apresentar uma sugestão de atividade visual, usando o videoclip da cantora Jessie J chamado Price Tag, como uma atividade crítica pedagógica. |
id |
UECE-3_079d40cf72cf458e6f439176d5901e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1857 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRALetramento crítico visualMaterial crítico em sala de aulaEnsino de inglêsVideoclipEm nossa sociedade, cheia de imagens, representações visuais e experiências visuais de todos os tipos, há, sim, paradoxalmente, ainda um grau significativo de analfabetismo visual. Apesar da importância de desenvolver competências visuais específicas, “letramento visual” ainda não é uma prioridade nos curriculos escolares (SPALTER e DAM, 2008). Este artigo tem como objetivos (1) enfatizar a importância de integrar o letramento visual crítico como a quinta habilidade línguistisca em sala de aula de inglês com base nas novas normas da Associação Internacional de Leitura e do Conselho Nacional de Professores de Inglês Americano (IRA / NCTE, 1996), e (2) apresentar uma sugestão de atividade visual, usando o videoclip da cantora Jessie J chamado Price Tag, como uma atividade crítica pedagógica. EdUECE2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857Revista Linguagem em Foco; Vol. 3 No. 5 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Multimodalidade e Letramento Visual; 167 - 182Revista Linguagem em Foco; v. 3 n. 5 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Multimodalidade e Letramento Visual; 167 - 1822674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857/1695Copyright (c) 2019 Giselda dos Santos Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Giselda dos Santos2021-03-23T17:44:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1857Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:50Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Costa, Giselda dos Santos Letramento crítico visual Material crítico em sala de aula Ensino de inglês Videoclip |
title_short |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
VISUALIZAÇÃO: A QUINTA HABILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
Costa, Giselda dos Santos |
author_facet |
Costa, Giselda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Giselda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento crítico visual Material crítico em sala de aula Ensino de inglês Videoclip |
topic |
Letramento crítico visual Material crítico em sala de aula Ensino de inglês Videoclip |
description |
Em nossa sociedade, cheia de imagens, representações visuais e experiências visuais de todos os tipos, há, sim, paradoxalmente, ainda um grau significativo de analfabetismo visual. Apesar da importância de desenvolver competências visuais específicas, “letramento visual” ainda não é uma prioridade nos curriculos escolares (SPALTER e DAM, 2008). Este artigo tem como objetivos (1) enfatizar a importância de integrar o letramento visual crítico como a quinta habilidade línguistisca em sala de aula de inglês com base nas novas normas da Associação Internacional de Leitura e do Conselho Nacional de Professores de Inglês Americano (IRA / NCTE, 1996), e (2) apresentar uma sugestão de atividade visual, usando o videoclip da cantora Jessie J chamado Price Tag, como uma atividade crítica pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857/1695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Giselda dos Santos Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Giselda dos Santos Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 3 No. 5 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Multimodalidade e Letramento Visual; 167 - 182 Revista Linguagem em Foco; v. 3 n. 5 (2011): Linguagem em Foco - Volume Temático: Multimodalidade e Letramento Visual; 167 - 182 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888081432576 |