Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3053 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar o processo de elaboração da proposta de Diretrizes Norteadoras para ações de formação continuada dos pedagogos do serviço público federal, da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é fruto da pesquisa de mestrado que buscou analisar a formação inicial e continuada dos pedagogos (TAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em relação às propostas formativas mais adequadas para categoria, que estejam alicerçadas em uma perspectiva crítica e emancipadora a partir da elaboração de Diretrizes para sua Formação Continuada. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório,fundamentada em Carrijo et al. (2016); Lorenzet e Zitkoski (2017); Oliveira e Fonseca (2020) e Silva e Monteiro (2020). As referidas diretrizes foram estruturadas em cinco seções, a saber: 1. Formação para os pedagogos recém-ingressos na instituição; 2. Formação específica para os Pedagogos (TAE) recém-ingressos, lotados nas Coordenadorias Técnico-Pedagógicas (CTPs);3. Formação Continuada dos Pedagogos (TAE) do IFCE; 4. Da oferta e participação nas formações e5. Abordagem didático-pedagógica. Por fim, reforçamos que as diretrizes não se constituem em um documento rígido, mas têm como proposta fomentar discussões dos pedagogos acerca de suas demandas formativas, tanto enquanto categoria de trabalhadores quanto em sua atuação nos Institutos Federais. |
id |
IFCE-1_7db91431d301728a1569944a3a4b0487 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3053 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de EducaçãoPedagogo – Técnico-Administrativos em Educação. Formação Continuada. Diretrizes. Institutos Federais.Este artigo visa apresentar o processo de elaboração da proposta de Diretrizes Norteadoras para ações de formação continuada dos pedagogos do serviço público federal, da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é fruto da pesquisa de mestrado que buscou analisar a formação inicial e continuada dos pedagogos (TAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em relação às propostas formativas mais adequadas para categoria, que estejam alicerçadas em uma perspectiva crítica e emancipadora a partir da elaboração de Diretrizes para sua Formação Continuada. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório,fundamentada em Carrijo et al. (2016); Lorenzet e Zitkoski (2017); Oliveira e Fonseca (2020) e Silva e Monteiro (2020). As referidas diretrizes foram estruturadas em cinco seções, a saber: 1. Formação para os pedagogos recém-ingressos na instituição; 2. Formação específica para os Pedagogos (TAE) recém-ingressos, lotados nas Coordenadorias Técnico-Pedagógicas (CTPs);3. Formação Continuada dos Pedagogos (TAE) do IFCE; 4. Da oferta e participação nas formações e5. Abordagem didático-pedagógica. Por fim, reforçamos que as diretrizes não se constituem em um documento rígido, mas têm como proposta fomentar discussões dos pedagogos acerca de suas demandas formativas, tanto enquanto categoria de trabalhadores quanto em sua atuação nos Institutos Federais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa de caráter exploratórioapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/305310.21439/conexoes.v18i0.3053Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022005Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e0220052176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3053/1666Copyright (c) 2024 Leonara Rocha dos Santos Castro, Elenilce Gomes de Oliveira, Natal Lânia Roque Fernandes, Maria Madalena da Silva, Jerciano Pinheiro Feijóhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Castro, Leonara Rochade Oliveira, Elenilce GomesFernandes, Natal Lânia Roqueda Silva, Maria MadalenaFeijó, Jerciano Pinheiro2024-04-22T12:42:10Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3053Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-04-22T12:42:10Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
title |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
spellingShingle |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação dos Santos Castro, Leonara Rocha Pedagogo – Técnico-Administrativos em Educação. Formação Continuada. Diretrizes. Institutos Federais. |
title_short |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
title_full |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
title_fullStr |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
title_full_unstemmed |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
title_sort |
Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação |
author |
dos Santos Castro, Leonara Rocha |
author_facet |
dos Santos Castro, Leonara Rocha de Oliveira, Elenilce Gomes Fernandes, Natal Lânia Roque da Silva, Maria Madalena Feijó, Jerciano Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Elenilce Gomes Fernandes, Natal Lânia Roque da Silva, Maria Madalena Feijó, Jerciano Pinheiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Castro, Leonara Rocha de Oliveira, Elenilce Gomes Fernandes, Natal Lânia Roque da Silva, Maria Madalena Feijó, Jerciano Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogo – Técnico-Administrativos em Educação. Formação Continuada. Diretrizes. Institutos Federais. |
topic |
Pedagogo – Técnico-Administrativos em Educação. Formação Continuada. Diretrizes. Institutos Federais. |
description |
Este artigo visa apresentar o processo de elaboração da proposta de Diretrizes Norteadoras para ações de formação continuada dos pedagogos do serviço público federal, da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é fruto da pesquisa de mestrado que buscou analisar a formação inicial e continuada dos pedagogos (TAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em relação às propostas formativas mais adequadas para categoria, que estejam alicerçadas em uma perspectiva crítica e emancipadora a partir da elaboração de Diretrizes para sua Formação Continuada. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório,fundamentada em Carrijo et al. (2016); Lorenzet e Zitkoski (2017); Oliveira e Fonseca (2020) e Silva e Monteiro (2020). As referidas diretrizes foram estruturadas em cinco seções, a saber: 1. Formação para os pedagogos recém-ingressos na instituição; 2. Formação específica para os Pedagogos (TAE) recém-ingressos, lotados nas Coordenadorias Técnico-Pedagógicas (CTPs);3. Formação Continuada dos Pedagogos (TAE) do IFCE; 4. Da oferta e participação nas formações e5. Abordagem didático-pedagógica. Por fim, reforçamos que as diretrizes não se constituem em um documento rígido, mas têm como proposta fomentar discussões dos pedagogos acerca de suas demandas formativas, tanto enquanto categoria de trabalhadores quanto em sua atuação nos Institutos Federais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa de caráter exploratório |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3053 10.21439/conexoes.v18i0.3053 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3053 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v18i0.3053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3053/1666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022005 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e022005 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066515034112 |