DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros, Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282
Resumo: A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.
id IFCE-1_82d6e0808d6d0e3f3f1d7ac0b9746bfe
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2282
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAEducaçãoInteligência ArtificialTutores InteligentesA utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/228210.21439/conexoes.v16i0.2282Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022022Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220222176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Carlos Eduardo LimaRibeiro, Ana Paula de MedeirosVasconcelos, Francisco Herbert Lima2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2282Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Educação
Inteligência Artificial
Tutores Inteligentes
title_short DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author Fernandes, Carlos Eduardo Lima
author_facet Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inteligência Artificial
Tutores Inteligentes
topic Educação
Inteligência Artificial
Tutores Inteligentes
description A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282
10.21439/conexoes.v16i0.2282
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022022
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022022
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022022
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022022
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066448973824