DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282 |
Resumo: | A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação. |
id |
IFCE-1_82d6e0808d6d0e3f3f1d7ac0b9746bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2282 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAEducaçãoInteligência ArtificialTutores InteligentesA utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/228210.21439/conexoes.v16i0.2282Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022022Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022022Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220222176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Carlos Eduardo LimaRibeiro, Ana Paula de MedeirosVasconcelos, Francisco Herbert Lima2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2282Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Fernandes, Carlos Eduardo Lima Educação Inteligência Artificial Tutores Inteligentes |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
author |
Fernandes, Carlos Eduardo Lima |
author_facet |
Fernandes, Carlos Eduardo Lima Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carlos Eduardo Lima Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inteligência Artificial Tutores Inteligentes |
topic |
Educação Inteligência Artificial Tutores Inteligentes |
description |
A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282 10.21439/conexoes.v16i0.2282 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022022 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022022 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022022 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022022 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022022 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066448973824 |