Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Gilvandenys Leite
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunha, Joana Laysa Lima, Gonçalves, Alexandra Joca, da Silva, João Batista, dos Santos, Rubens Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia que foca no aluno como ser ativo, assim como analisar a influência do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aula de Física, e o uso da gamificação como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de óptica geométrica em turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para isso foi realizado um estudo de caso sobre o uso da gamificação da sala de aula como estratégia pedagógica. Além disso, buscou-se potencializar essa estratégia usando as TDIC que foram em suas mais diversas formas e tipos de recursos digitais: glossário hipertextual, construção de páginas wiki e Quizzes com suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de fato, a gamificação foi um fator que motivou a participação dos alunos na aula e na construção do seu conhecimento.
id IFCE-1_83c6bde5545443d3cebb0dd9c4623ee1
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1181
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática DocenteEste artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia que foca no aluno como ser ativo, assim como analisar a influência do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aula de Física, e o uso da gamificação como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de óptica geométrica em turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para isso foi realizado um estudo de caso sobre o uso da gamificação da sala de aula como estratégia pedagógica. Além disso, buscou-se potencializar essa estratégia usando as TDIC que foram em suas mais diversas formas e tipos de recursos digitais: glossário hipertextual, construção de páginas wiki e Quizzes com suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de fato, a gamificação foi um fator que motivou a participação dos alunos na aula e na construção do seu conhecimento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/118110.21439/conexoes.v11i2.1181Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-522176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181/952Sales, Gilvandenys LeiteCunha, Joana Laysa LimaGonçalves, Alexandra Jocada Silva, João Batistados Santos, Rubens Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:32Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1181Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
title Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
spellingShingle Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
Sales, Gilvandenys Leite
title_short Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
title_full Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
title_fullStr Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
title_full_unstemmed Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
title_sort Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente
author Sales, Gilvandenys Leite
author_facet Sales, Gilvandenys Leite
Cunha, Joana Laysa Lima
Gonçalves, Alexandra Joca
da Silva, João Batista
dos Santos, Rubens Lopes
author_role author
author2 Cunha, Joana Laysa Lima
Gonçalves, Alexandra Joca
da Silva, João Batista
dos Santos, Rubens Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Gilvandenys Leite
Cunha, Joana Laysa Lima
Gonçalves, Alexandra Joca
da Silva, João Batista
dos Santos, Rubens Lopes
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia que foca no aluno como ser ativo, assim como analisar a influência do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aula de Física, e o uso da gamificação como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de óptica geométrica em turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para isso foi realizado um estudo de caso sobre o uso da gamificação da sala de aula como estratégia pedagógica. Além disso, buscou-se potencializar essa estratégia usando as TDIC que foram em suas mais diversas formas e tipos de recursos digitais: glossário hipertextual, construção de páginas wiki e Quizzes com suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de fato, a gamificação foi um fator que motivou a participação dos alunos na aula e na construção do seu conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181
10.21439/conexoes.v11i2.1181
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i2.1181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181/952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 2 (2017): Edição Especial: Docência; 45-52
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065285054464