A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349 |
Resumo: | O objetivo do presente texto é refletir sobre o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para tanto, entrevistamos um grupo de professores com o intuito de conhecermos as nuances da prática docente com os recursos midiáticos, enfatizando as dificuldades, as atividades desenvolvidas e as possíveis contribuições para a aprendizagem do aluno. Autores como Moran [8], Bianchett [3], Barreto [2], Gatti [5], Kenski [6], serviram de base para entendermos a relação do professor com a informática. Compreendemos que a informática pode redimensionar a sala de aula e ser um valioso recurso para professores e alunos. A análise dos depoimentos evidenciou a categoria tempo como fator determinante dessa relação, demandando o estudo de autores como Assmann [1], Correia [4], Vilella [10], nos quais buscamos o entendimento de que na escola o tempo cronológico precisa estar entrelaçado com o tempo vivido, para que os professores possam construir espaços/tempo de aprendizagem com a informática no processo de ensino. |
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A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZERO objetivo do presente texto é refletir sobre o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para tanto, entrevistamos um grupo de professores com o intuito de conhecermos as nuances da prática docente com os recursos midiáticos, enfatizando as dificuldades, as atividades desenvolvidas e as possíveis contribuições para a aprendizagem do aluno. Autores como Moran [8], Bianchett [3], Barreto [2], Gatti [5], Kenski [6], serviram de base para entendermos a relação do professor com a informática. Compreendemos que a informática pode redimensionar a sala de aula e ser um valioso recurso para professores e alunos. A análise dos depoimentos evidenciou a categoria tempo como fator determinante dessa relação, demandando o estudo de autores como Assmann [1], Correia [4], Vilella [10], nos quais buscamos o entendimento de que na escola o tempo cronológico precisa estar entrelaçado com o tempo vivido, para que os professores possam construir espaços/tempo de aprendizagem com a informática no processo de ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/34910.21439/conexoes.v4i1.349Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 4, No. 1 (2010); 16-212176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349/259Roque Fernandes, Natal LaniaMonte Cruz, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:52:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:52:57Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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