A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque Fernandes, Natal Lania
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monte Cruz, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349
Resumo: O objetivo do presente texto é refletir sobre o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para tanto, entrevistamos um grupo de professores com o intuito de conhecermos as nuances da prática docente com os recursos midiáticos, enfatizando as dificuldades, as atividades desenvolvidas e as possíveis contribuições para a aprendizagem do aluno. Autores como Moran [8], Bianchett [3], Barreto [2], Gatti [5], Kenski [6], serviram de base para entendermos a relação do professor com a informática. Compreendemos que a informática pode redimensionar a sala de aula e ser um valioso recurso para professores e alunos. A análise dos depoimentos evidenciou a categoria tempo como fator determinante dessa relação, demandando o estudo de autores como Assmann [1], Correia [4], Vilella [10], nos quais buscamos o entendimento de que na escola o tempo cronológico precisa estar entrelaçado com o tempo vivido, para que os professores possam construir espaços/tempo de aprendizagem com a informática no processo de ensino.
id IFCE-1_89369df7b5664bcc1a689848f7056706
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZERO objetivo do presente texto é refletir sobre o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para tanto, entrevistamos um grupo de professores com o intuito de conhecermos as nuances da prática docente com os recursos midiáticos, enfatizando as dificuldades, as atividades desenvolvidas e as possíveis contribuições para a aprendizagem do aluno. Autores como Moran [8], Bianchett [3], Barreto [2], Gatti [5], Kenski [6], serviram de base para entendermos a relação do professor com a informática. Compreendemos que a informática pode redimensionar a sala de aula e ser um valioso recurso para professores e alunos. A análise dos depoimentos evidenciou a categoria tempo como fator determinante dessa relação, demandando o estudo de autores como Assmann [1], Correia [4], Vilella [10], nos quais buscamos o entendimento de que na escola o tempo cronológico precisa estar entrelaçado com o tempo vivido, para que os professores possam construir espaços/tempo de aprendizagem com a informática no processo de ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/34910.21439/conexoes.v4i1.349Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 4, No. 1 (2010); 16-212176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349/259Roque Fernandes, Natal LaniaMonte Cruz, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:52:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:52:57Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
title A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
spellingShingle A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
Roque Fernandes, Natal Lania
title_short A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
title_full A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
title_fullStr A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
title_full_unstemmed A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
title_sort A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER
author Roque Fernandes, Natal Lania
author_facet Roque Fernandes, Natal Lania
Monte Cruz, Marcos
author_role author
author2 Monte Cruz, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque Fernandes, Natal Lania
Monte Cruz, Marcos
description O objetivo do presente texto é refletir sobre o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para tanto, entrevistamos um grupo de professores com o intuito de conhecermos as nuances da prática docente com os recursos midiáticos, enfatizando as dificuldades, as atividades desenvolvidas e as possíveis contribuições para a aprendizagem do aluno. Autores como Moran [8], Bianchett [3], Barreto [2], Gatti [5], Kenski [6], serviram de base para entendermos a relação do professor com a informática. Compreendemos que a informática pode redimensionar a sala de aula e ser um valioso recurso para professores e alunos. A análise dos depoimentos evidenciou a categoria tempo como fator determinante dessa relação, demandando o estudo de autores como Assmann [1], Correia [4], Vilella [10], nos quais buscamos o entendimento de que na escola o tempo cronológico precisa estar entrelaçado com o tempo vivido, para que os professores possam construir espaços/tempo de aprendizagem com a informática no processo de ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349
10.21439/conexoes.v4i1.349
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v4i1.349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/349/259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 4, No. 1 (2010); 16-21
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112162725888