DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros, Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282
Resumo: A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.
id IFCE-1_8ced1d3793d39325a6a635aaabe89a3f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2282
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAEducação; Desenvolvimento de Tecnologias.Educação; Inteligência Artificial; Tutores InteligentesA utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Fernandes, Carlos Eduardo LimaRibeiro, Ana Paula de MedeirosVasconcelos, Francisco Herbert Lima2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/228210.21439/conexoes.v16i0.2282Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220222176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/247http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/248http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/249Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2282Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Educação; Desenvolvimento de Tecnologias.
Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes
title_short DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author Fernandes, Carlos Eduardo Lima
author_facet Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Desenvolvimento de Tecnologias.
Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes
topic Educação; Desenvolvimento de Tecnologias.
Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes
description A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282
10.21439/conexoes.v16i0.2282
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/247
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/248
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/249
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022022
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112631439360