DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282 |
Resumo: | A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação. |
id |
IFCE-1_8ced1d3793d39325a6a635aaabe89a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2282 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAEducação; Desenvolvimento de Tecnologias.Educação; Inteligência Artificial; Tutores InteligentesA utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Fernandes, Carlos Eduardo LimaRibeiro, Ana Paula de MedeirosVasconcelos, Francisco Herbert Lima2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/228210.21439/conexoes.v16i0.2282Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220222176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/247http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/248http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/249Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2282Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Fernandes, Carlos Eduardo Lima Educação; Desenvolvimento de Tecnologias. Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
author |
Fernandes, Carlos Eduardo Lima |
author_facet |
Fernandes, Carlos Eduardo Lima Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carlos Eduardo Lima Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Desenvolvimento de Tecnologias. Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes |
topic |
Educação; Desenvolvimento de Tecnologias. Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes |
description |
A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282 10.21439/conexoes.v16i0.2282 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2282/1616 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/247 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/248 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2282/249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022022 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112631439360 |