TEORIA ESPECIAL DA RELATIVIDADE: 100 ANOS APÓS, COMO ENSINÁ-LA SIGNIFICATIVAMENTE USANDO O CORDEL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1858 |
Resumo: | Neste trabalho mostramos que o folheto de cordel pode ser usado como ferramenta de ensino-aprendizagem da Teoria Especial da Relatividade (TER), bem como, proporcionar aprendizagem significativa a partir de uma sequência de ensino. A aprendizagem significativa na educação e o saber produzido historicamente, são referenciados pela aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) e com a pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2003). Para tal, aplicamos o cordel numa turma de 30 alunos (as) do ensino médio, numa escola pública de Fortaleza. Com o uso do folheto de cordel e a sequência de ensino proposta, acarretou-se, interesse nos estudantes pela Teoria Especial da Relatividade e geraram-se indicativos de aprendizagem significativa. |
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TEORIA ESPECIAL DA RELATIVIDADE: 100 ANOS APÓS, COMO ENSINÁ-LA SIGNIFICATIVAMENTE USANDO O CORDELFísica; Ensino de Física;Folheto de cordel; Ensino da Relatividade; Sequência de ensino.Neste trabalho mostramos que o folheto de cordel pode ser usado como ferramenta de ensino-aprendizagem da Teoria Especial da Relatividade (TER), bem como, proporcionar aprendizagem significativa a partir de uma sequência de ensino. A aprendizagem significativa na educação e o saber produzido historicamente, são referenciados pela aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) e com a pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2003). Para tal, aplicamos o cordel numa turma de 30 alunos (as) do ensino médio, numa escola pública de Fortaleza. Com o uso do folheto de cordel e a sequência de ensino proposta, acarretou-se, interesse nos estudantes pela Teoria Especial da Relatividade e geraram-se indicativos de aprendizagem significativa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPESFUNCAPGuimarães, Ênio José GondimNobre, Francisco Augusto Silva2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/185810.21439/conexoes.v13i4.1858Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 37 - 442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1858/1363Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-27T19:10:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1858Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-12-27T19:10:46Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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