MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Blanchard Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Brenno Ramy Teodósio da, Silveira, Felipe Alves, Vasconcelos, Ana Karine Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425
Resumo: Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.
id IFCE-1_99b117e89d87a27806a43970bdaf1cce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2425
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO90000005 MULTIDISCIPLINAR (CAPES); ENSINO (90200000)Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Passos, Blanchard SilvaSilva, Brenno Ramy Teodósio daSilveira, Felipe AlvesVasconcelos, Ana Karine Portela2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/242510.21439/conexoes.v17i0.2425Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e0220072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425/1638Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-13T14:18:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2425Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2023-06-13T14:18:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Passos, Blanchard Silva
90000005 MULTIDISCIPLINAR (CAPES); ENSINO (90200000)
Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.
title_short MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_full MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_sort MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
author Passos, Blanchard Silva
author_facet Passos, Blanchard Silva
Silva, Brenno Ramy Teodósio da
Silveira, Felipe Alves
Vasconcelos, Ana Karine Portela
author_role author
author2 Silva, Brenno Ramy Teodósio da
Silveira, Felipe Alves
Vasconcelos, Ana Karine Portela
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Blanchard Silva
Silva, Brenno Ramy Teodósio da
Silveira, Felipe Alves
Vasconcelos, Ana Karine Portela
dc.subject.por.fl_str_mv 90000005 MULTIDISCIPLINAR (CAPES); ENSINO (90200000)
Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.
topic 90000005 MULTIDISCIPLINAR (CAPES); ENSINO (90200000)
Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.
description Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425
10.21439/conexoes.v17i0.2425
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425/1638
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022007
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1775029548820201472