MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Blanchard Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Brenno Ramy Teodósio da, Silveira, Felipe Alves, Vasconcelos, Ana Karine Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425
Resumo: Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.
id IFCE-1_b69b2b9424071ae45364fba9a35dda36
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2425
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOEnsino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/242510.21439/conexoes.v17i0.2425Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022007Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022007Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425/1638Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Blanchard SilvaSilva, Brenno Ramy Teodósio daSilveira, Felipe AlvesVasconcelos, Ana Karine Portela2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2425Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Passos, Blanchard Silva
Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.
title_short MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_full MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
title_sort MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
author Passos, Blanchard Silva
author_facet Passos, Blanchard Silva
Silva, Brenno Ramy Teodósio da
Silveira, Felipe Alves
Vasconcelos, Ana Karine Portela
author_role author
author2 Silva, Brenno Ramy Teodósio da
Silveira, Felipe Alves
Vasconcelos, Ana Karine Portela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Blanchard Silva
Silva, Brenno Ramy Teodósio da
Silveira, Felipe Alves
Vasconcelos, Ana Karine Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.
topic Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.
description Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425
10.21439/conexoes.v17i0.2425
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2425/1638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022007
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022007
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022007
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066481479680