JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cristiane Alves do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Francisco Giovanni Ferreira dos, Freire, Rafaela Oliveira, Sousa, Paulo Gardel Torres de, Silva, Dráulio Sales da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303
Resumo: As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.  
id IFCE-1_9b920b7ca9009b4b9d60eebf76c3c692
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1303
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOSAs atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CapesNascimento, Cristiane Alves doSantos, Francisco Giovanni Ferreira dosFreire, Rafaela OliveiraSousa, Paulo Gardel Torres deSilva, Dráulio Sales da2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/130310.21439/conexoes.v14i2.1303Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 14-202176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303/1452Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T17:54:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1303Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-04-27T17:54:39Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
title JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
spellingShingle JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
Nascimento, Cristiane Alves do
title_short JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
title_full JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
title_fullStr JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
title_full_unstemmed JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
title_sort JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
author Nascimento, Cristiane Alves do
author_facet Nascimento, Cristiane Alves do
Santos, Francisco Giovanni Ferreira dos
Freire, Rafaela Oliveira
Sousa, Paulo Gardel Torres de
Silva, Dráulio Sales da
author_role author
author2 Santos, Francisco Giovanni Ferreira dos
Freire, Rafaela Oliveira
Sousa, Paulo Gardel Torres de
Silva, Dráulio Sales da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Cristiane Alves do
Santos, Francisco Giovanni Ferreira dos
Freire, Rafaela Oliveira
Sousa, Paulo Gardel Torres de
Silva, Dráulio Sales da
dc.subject.none.fl_str_mv

description As atividades lúdicas são consideradas educativas, por desenvolverem habilidades cognitivas e auxiliarem no método para o processo de aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de expor a utilização de um jogo lúdico como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem e analisar o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento de discentes no processo de ensino e aprendizado para alunos de 1º ano do ensino médio sobre o conteúdo de distribuição eletrônica. Utilizou-se como meio de avaliar os alunos um questionário com questões objetivas e subjetivas que revelaram através de dados estatísticos que 94,50% dos alunos conseguiram atingir os objetos propostos pelos bolsistas. Os resultados obtidos sugerem a importância da utilização dos jogos lúdicos pedagógicos no ensino.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303
10.21439/conexoes.v14i2.1303
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i2.1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1303/1452
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 14-20
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112545456128