Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Júnior, Oscar Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Macedo Neri, Antonio Avelar, Chagas Gomes, Antonia Dália, Dutra de Quadro Silva, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563
Resumo: O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente.
id IFCE-1_9dc240bae7b87602be34d72083cc2025
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1563
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de CrateúsFormação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2019-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/156310.21439/conexoes.v13i1.1563Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 13 No. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 Núm. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 No 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 13 N. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 13 编号 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-292176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563/1313Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Júnior, Oscar SoaresMacedo Neri, Antonio AvelarChagas Gomes, Antonia DáliaDutra de Quadro Silva, Renata2019-05-29T10:22:20Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1563Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T10:22:20Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
title Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
spellingShingle Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
Araújo Júnior, Oscar Soares
Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.
title_short Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
title_full Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
title_fullStr Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
title_full_unstemmed Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
title_sort Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
author Araújo Júnior, Oscar Soares
author_facet Araújo Júnior, Oscar Soares
Macedo Neri, Antonio Avelar
Chagas Gomes, Antonia Dália
Dutra de Quadro Silva, Renata
author_role author
author2 Macedo Neri, Antonio Avelar
Chagas Gomes, Antonia Dália
Dutra de Quadro Silva, Renata
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Júnior, Oscar Soares
Macedo Neri, Antonio Avelar
Chagas Gomes, Antonia Dália
Dutra de Quadro Silva, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.
topic Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.
description O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563
10.21439/conexoes.v13i1.1563
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v13i1.1563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563/1313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 13 No. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 Núm. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 No 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 13 N. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 13 编号 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065739087872