Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563 |
Resumo: | O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente. |
id |
IFCE-1_9dc240bae7b87602be34d72083cc2025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1563 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de CrateúsFormação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2019-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/156310.21439/conexoes.v13i1.1563Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 13 No. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 Núm. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 No 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 13 N. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 13 编号 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-292176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563/1313Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Júnior, Oscar SoaresMacedo Neri, Antonio AvelarChagas Gomes, Antonia DáliaDutra de Quadro Silva, Renata2019-05-29T10:22:20Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1563Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T10:22:20Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
title |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
spellingShingle |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús Araújo Júnior, Oscar Soares Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões. |
title_short |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
title_full |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
title_fullStr |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
title_full_unstemmed |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
title_sort |
Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús |
author |
Araújo Júnior, Oscar Soares |
author_facet |
Araújo Júnior, Oscar Soares Macedo Neri, Antonio Avelar Chagas Gomes, Antonia Dália Dutra de Quadro Silva, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Macedo Neri, Antonio Avelar Chagas Gomes, Antonia Dália Dutra de Quadro Silva, Renata |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Júnior, Oscar Soares Macedo Neri, Antonio Avelar Chagas Gomes, Antonia Dália Dutra de Quadro Silva, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões. |
topic |
Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões. |
description |
O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563 10.21439/conexoes.v13i1.1563 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v13i1.1563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1563/1313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 13 No. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 Núm. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 No 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 13 N. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 13 编号 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 23-29 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065739087872 |