Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira Maia, Nicki Rosberg
Publication Date: 2017
Other Authors: Lima da Silva, Maria Vanuza, Maia Cavalcante, Cicero Antônio, Correia Monteiro, Felipe Augusto, Vasconcelos Catunda, Ana Glaúdia
Format: Article
Language: por
Source: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Download full: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116
Summary: A informática e suas tecnologias têm promovido mudanças no cenário da educação mundial, principalmente no que se refere ao ensino de Ciências, como a Biologia, tornando o aprendizado mais interativo, e as aulas mais dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo objetivou avaliar na percepção dos estudantes e professores, a eficiência das animações didáticas como ferramenta metodológica para o ensino de embriologia. O estudo foi conduzido na escola Raul Barbosa, situada no município de Jaguaribe, Ceará. Participaram do processo 42 alunos do 2° ano do Ensino Médio e seis professores de Biologia da rede pública de ensino. Verificou-se através da aplicação de questionários com alunos e professores, que o emprego das animações didáticas melhorou a compreensão do conteúdo abordado. Na percepção de alunos e professores, esta metodologia possibilitou tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Entretanto, as animações isoladamente, não substituem o trabalho primordial do professor de planejar, elaborar e ministrar suas aulas, podendo essa ferramenta ser utilizada como mecanismo de reforço às aulas expositivas e ao livro-texto.
id IFCE-1_a55816c7a09a48d5c34c7a5243c95375
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1116
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de EmbriologiaA informática e suas tecnologias têm promovido mudanças no cenário da educação mundial, principalmente no que se refere ao ensino de Ciências, como a Biologia, tornando o aprendizado mais interativo, e as aulas mais dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo objetivou avaliar na percepção dos estudantes e professores, a eficiência das animações didáticas como ferramenta metodológica para o ensino de embriologia. O estudo foi conduzido na escola Raul Barbosa, situada no município de Jaguaribe, Ceará. Participaram do processo 42 alunos do 2° ano do Ensino Médio e seis professores de Biologia da rede pública de ensino. Verificou-se através da aplicação de questionários com alunos e professores, que o emprego das animações didáticas melhorou a compreensão do conteúdo abordado. Na percepção de alunos e professores, esta metodologia possibilitou tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Entretanto, as animações isoladamente, não substituem o trabalho primordial do professor de planejar, elaborar e ministrar suas aulas, podendo essa ferramenta ser utilizada como mecanismo de reforço às aulas expositivas e ao livro-texto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)IFCE - Instituto Federal do Ceará Campus JaguaribeFerreira Maia, Nicki RosbergLima da Silva, Maria VanuzaMaia Cavalcante, Cicero AntônioCorreia Monteiro, Felipe AugustoVasconcelos Catunda, Ana Glaúdia2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/111610.21439/conexoes.v11i6.1116Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 6 (2017); 17-262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116/1102Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:54:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1116Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-04-18T13:54:18Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
title Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
spellingShingle Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
Ferreira Maia, Nicki Rosberg
title_short Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
title_full Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
title_fullStr Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
title_full_unstemmed Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
title_sort Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
author Ferreira Maia, Nicki Rosberg
author_facet Ferreira Maia, Nicki Rosberg
Lima da Silva, Maria Vanuza
Maia Cavalcante, Cicero Antônio
Correia Monteiro, Felipe Augusto
Vasconcelos Catunda, Ana Glaúdia
author_role author
author2 Lima da Silva, Maria Vanuza
Maia Cavalcante, Cicero Antônio
Correia Monteiro, Felipe Augusto
Vasconcelos Catunda, Ana Glaúdia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IFCE - Instituto Federal do Ceará Campus Jaguaribe
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Maia, Nicki Rosberg
Lima da Silva, Maria Vanuza
Maia Cavalcante, Cicero Antônio
Correia Monteiro, Felipe Augusto
Vasconcelos Catunda, Ana Glaúdia
description A informática e suas tecnologias têm promovido mudanças no cenário da educação mundial, principalmente no que se refere ao ensino de Ciências, como a Biologia, tornando o aprendizado mais interativo, e as aulas mais dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo objetivou avaliar na percepção dos estudantes e professores, a eficiência das animações didáticas como ferramenta metodológica para o ensino de embriologia. O estudo foi conduzido na escola Raul Barbosa, situada no município de Jaguaribe, Ceará. Participaram do processo 42 alunos do 2° ano do Ensino Médio e seis professores de Biologia da rede pública de ensino. Verificou-se através da aplicação de questionários com alunos e professores, que o emprego das animações didáticas melhorou a compreensão do conteúdo abordado. Na percepção de alunos e professores, esta metodologia possibilitou tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Entretanto, as animações isoladamente, não substituem o trabalho primordial do professor de planejar, elaborar e ministrar suas aulas, podendo essa ferramenta ser utilizada como mecanismo de reforço às aulas expositivas e ao livro-texto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116
10.21439/conexoes.v11i6.1116
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i6.1116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116/1102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 6 (2017); 17-26
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111231590400