Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de Embriologia
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116 |
Resumo: | A informática e suas tecnologias têm promovido mudanças no cenário da educação mundial, principalmente no que se refere ao ensino de Ciências, como a Biologia, tornando o aprendizado mais interativo, e as aulas mais dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo objetivou avaliar na percepção dos estudantes e professores, a eficiência das animações didáticas como ferramenta metodológica para o ensino de embriologia. O estudo foi conduzido na escola Raul Barbosa, situada no município de Jaguaribe, Ceará. Participaram do processo 42 alunos do 2° ano do Ensino Médio e seis professores de Biologia da rede pública de ensino. Verificou-se através da aplicação de questionários com alunos e professores, que o emprego das animações didáticas melhorou a compreensão do conteúdo abordado. Na percepção de alunos e professores, esta metodologia possibilitou tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Entretanto, as animações isoladamente, não substituem o trabalho primordial do professor de planejar, elaborar e ministrar suas aulas, podendo essa ferramenta ser utilizada como mecanismo de reforço às aulas expositivas e ao livro-texto. |
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Animações Virtuais como Proposta Metodológica para o Ensino de EmbriologiaA informática e suas tecnologias têm promovido mudanças no cenário da educação mundial, principalmente no que se refere ao ensino de Ciências, como a Biologia, tornando o aprendizado mais interativo, e as aulas mais dinâmicas. Neste sentido, o presente estudo objetivou avaliar na percepção dos estudantes e professores, a eficiência das animações didáticas como ferramenta metodológica para o ensino de embriologia. O estudo foi conduzido na escola Raul Barbosa, situada no município de Jaguaribe, Ceará. Participaram do processo 42 alunos do 2° ano do Ensino Médio e seis professores de Biologia da rede pública de ensino. Verificou-se através da aplicação de questionários com alunos e professores, que o emprego das animações didáticas melhorou a compreensão do conteúdo abordado. Na percepção de alunos e professores, esta metodologia possibilitou tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Entretanto, as animações isoladamente, não substituem o trabalho primordial do professor de planejar, elaborar e ministrar suas aulas, podendo essa ferramenta ser utilizada como mecanismo de reforço às aulas expositivas e ao livro-texto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/111610.21439/conexoes.v11i6.1116Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 6 (2017); 17-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 6 (2017); 17-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 6 (2017); 17-26Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 6 (2017); 17-26Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 6 (2017); 17-26Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 6 (2017); 17-262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1116/1102Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Maia, Nicki RosbergLima da Silva, Maria VanuzaMaia Cavalcante, Cicero AntônioCorreia Monteiro, Felipe AugustoVasconcelos Catunda, Ana Glaúdia2018-04-18T10:54:18Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1116Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-04-18T10:54:18Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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