O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Francisco Jose
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Isaias Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/581
Resumo: O exercício da docência exige formação específica. Nesse sentido, elencamos o estágio supervisionado como uma das variáveis que interagem nessa formação. Dessa maneira, ao buscar compreender a concepção atual acerca do estágio, detectamos a existência da tentativa de articular a atividade teórica com a atividade prática. Os diversos paradigmas que surgem no atual contexto social têm exigido cada vez mais a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios que emergem no exercício cotidiano da profissão. Com isso, o presente trabalho se propõe analisar e discutir a relevância do estágio supervisionado na formação inicial de professores na perspectiva de construir caminhos para o exercício da docência em matemática a partir da análise de alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, constituindo-se de reflexões sobre o estágio como espaço para o desenvolvimento de saberes inerente a profissão docente. Por meio de pesquisa qualitativa aplicada aos alunos que concluíram o curso nos anos de 2010 e 2011, apresenta-se as considerações e os significados atribuídos ao estágio destacando a relação teoria e prática com a realidade do cotidiano escolar e revelando sua importância na formação inicial de professores de matemática.
id IFCE-1_b2766432bd985a3a309efcd28c54e5d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/581
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICAO exercício da docência exige formação específica. Nesse sentido, elencamos o estágio supervisionado como uma das variáveis que interagem nessa formação. Dessa maneira, ao buscar compreender a concepção atual acerca do estágio, detectamos a existência da tentativa de articular a atividade teórica com a atividade prática. Os diversos paradigmas que surgem no atual contexto social têm exigido cada vez mais a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios que emergem no exercício cotidiano da profissão. Com isso, o presente trabalho se propõe analisar e discutir a relevância do estágio supervisionado na formação inicial de professores na perspectiva de construir caminhos para o exercício da docência em matemática a partir da análise de alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, constituindo-se de reflexões sobre o estágio como espaço para o desenvolvimento de saberes inerente a profissão docente. Por meio de pesquisa qualitativa aplicada aos alunos que concluíram o curso nos anos de 2010 e 2011, apresenta-se as considerações e os significados atribuídos ao estágio destacando a relação teoria e prática com a realidade do cotidiano escolar e revelando sua importância na formação inicial de professores de matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Lima, Francisco JoseLima, Isaias Batista de2013-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/58110.21439/conexoes.v7i1.581Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 7, No. 1 (2013)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/581/368info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/581Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:03Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
title O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
spellingShingle O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
de Lima, Francisco Jose
title_short O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
title_full O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
title_fullStr O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
title_sort O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
author de Lima, Francisco Jose
author_facet de Lima, Francisco Jose
Lima, Isaias Batista de
author_role author
author2 Lima, Isaias Batista de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Francisco Jose
Lima, Isaias Batista de
description O exercício da docência exige formação específica. Nesse sentido, elencamos o estágio supervisionado como uma das variáveis que interagem nessa formação. Dessa maneira, ao buscar compreender a concepção atual acerca do estágio, detectamos a existência da tentativa de articular a atividade teórica com a atividade prática. Os diversos paradigmas que surgem no atual contexto social têm exigido cada vez mais a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios que emergem no exercício cotidiano da profissão. Com isso, o presente trabalho se propõe analisar e discutir a relevância do estágio supervisionado na formação inicial de professores na perspectiva de construir caminhos para o exercício da docência em matemática a partir da análise de alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, constituindo-se de reflexões sobre o estágio como espaço para o desenvolvimento de saberes inerente a profissão docente. Por meio de pesquisa qualitativa aplicada aos alunos que concluíram o curso nos anos de 2010 e 2011, apresenta-se as considerações e os significados atribuídos ao estágio destacando a relação teoria e prática com a realidade do cotidiano escolar e revelando sua importância na formação inicial de professores de matemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/581
10.21439/conexoes.v7i1.581
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/581
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v7i1.581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/581/368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 7, No. 1 (2013)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111670943744