A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Éverton Marques da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4347818796430002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8678
Resumo: Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores. É um estudo acerca da motivação pela docência de licenciandos em Matemática, de uma Universidade Pública do Amazonas, a partir das suas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. Para tal, adotaram-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria da Autodeterminação. Desse modo, buscou-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como e em que medida a motivação pela docência dos Licenciandos em Matemática é influenciada pelas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado? A fim de responder a esse questionamento, foi traçado como objetivo Geral: Compreender como e em que medida as experiências vivenciadas durante o estágio curricular podem influenciar a motivação pela docência de licenciandos em Matemática. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de narrativas autobiográficas produzidas pelos licenciandos participantes, tendo conhecimento de que estas podem ser orais ou textuais, optou-se pelo estilo textual. Assim, a análise do corpus ocorreu sob as orientações presentes na Análise Textual Discursiva. Nesse processo, como a presente investigação não teve o intuito de gerar conclusões e sim compreensões, os resultados permitiram compreender que as experiências vivenciadas no estágio supervisionado tanto podem desmotivar o licenciando pela docência, como também podem motivá-los. Dependerá, em parte, de como sua motivação foi afetada ou estimulada ao longo de sua trajetória, que antecede ao estágio supervisionado, de particularidades e anseios de cada licenciando. Essa pesquisa se mostrou relevante, uma vez que transcende a questão pessoal, e no que se refere à comunidade escolar e ao conhecimento já existente a respeito da motivação de licenciandos, alcançaram-se resultados que possivelmente virão a contribuir para novas reflexões acerca das influências que o estágio supervisionado exerce sobre a motivação pela docência na educação básica.
id UFAM_444bc9305193d3e3c4721bfc4abf4dcf
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8678
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em MatemáticaProfessores de matemática - FormaçãoProfessores de matemática - Estudo e ensino (Estágio)CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOMotivaçãoMotivação pela docênciaFormação de professores de MatemáticaEstágio supervisionadoEsta investigação foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores. É um estudo acerca da motivação pela docência de licenciandos em Matemática, de uma Universidade Pública do Amazonas, a partir das suas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. Para tal, adotaram-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria da Autodeterminação. Desse modo, buscou-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como e em que medida a motivação pela docência dos Licenciandos em Matemática é influenciada pelas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado? A fim de responder a esse questionamento, foi traçado como objetivo Geral: Compreender como e em que medida as experiências vivenciadas durante o estágio curricular podem influenciar a motivação pela docência de licenciandos em Matemática. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de narrativas autobiográficas produzidas pelos licenciandos participantes, tendo conhecimento de que estas podem ser orais ou textuais, optou-se pelo estilo textual. Assim, a análise do corpus ocorreu sob as orientações presentes na Análise Textual Discursiva. Nesse processo, como a presente investigação não teve o intuito de gerar conclusões e sim compreensões, os resultados permitiram compreender que as experiências vivenciadas no estágio supervisionado tanto podem desmotivar o licenciando pela docência, como também podem motivá-los. Dependerá, em parte, de como sua motivação foi afetada ou estimulada ao longo de sua trajetória, que antecede ao estágio supervisionado, de particularidades e anseios de cada licenciando. Essa pesquisa se mostrou relevante, uma vez que transcende a questão pessoal, e no que se refere à comunidade escolar e ao conhecimento já existente a respeito da motivação de licenciandos, alcançaram-se resultados que possivelmente virão a contribuir para novas reflexões acerca das influências que o estágio supervisionado exerce sobre a motivação pela docência na educação básica.This investigation was developed within the scope of initial Formation of Mathematics’ Teachers. It is a study about the motivation for teaching of undergraduates in Mathematics, from a Public University of Amazonas, from their experiences during the supervised phase. To this end, the assumptions of the Theory of Self-Determination were adopted as a theoretical framework. In this way, it was necessary to answer the following research problem: How and in what way is the teaching motivation of the Students undergraduates' Mathematics influenced by the experiences lived during the supervised phase? In order to answer this question, the General objective was delimited: To understand how and in what way the experiences lived during the curricular internship can influence the motivation for teaching in Mathematics undergraduates. To achieve the objective of this qualitative research, data were collected through autobiographical narratives produced by the participating undergraduates. It is known that these can be oral or textual, the textual style was the way chosen. This way, the analysis of the corpus took place under the guidelines present in the Discursive Textual Analysis. In this process, as the present investigation was not intended to generate conclusions, but understandings, the results allowed to understand that the experiences lived in the supervised phase can both motivate the student teaching license, as well as demotivate them. It will depend, in part, on how their motivation was affected or stimulated throughout their trajectory, which precedes the supervised phase, also on the particularities and desires of each student teaching license. This research was very important and it proved to be relevant because it transcends the personal question, and with regard to the school community and the existing knowledge about the motivation of undergraduates, the results that were achieved possibly will contribute to new reflections about the influences that the supervised phase exerts on the motivation for teaching in basic education.Bem auto-explicativo!Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSouza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Feitosa, Francisco Eteval da SilvaAmorim Neto, Alcides de CastroSilva, Éverton Marques dahttp://lattes.cnpq.br/43478187964300022022-02-07T19:14:19Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Everton Marques da. A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021..https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8678porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-08T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-08T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
title A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
spellingShingle A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
Silva, Éverton Marques da
Professores de matemática - Formação
Professores de matemática - Estudo e ensino (Estágio)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Motivação
Motivação pela docência
Formação de professores de Matemática
Estágio supervisionado
title_short A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
title_full A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
title_fullStr A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
title_full_unstemmed A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
title_sort A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
author Silva, Éverton Marques da
author_facet Silva, Éverton Marques da
http://lattes.cnpq.br/4347818796430002
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4347818796430002
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renato Henriques de
http://lattes.cnpq.br/1108446279263711
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Amorim Neto, Alcides de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Éverton Marques da
http://lattes.cnpq.br/4347818796430002
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática - Formação
Professores de matemática - Estudo e ensino (Estágio)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Motivação
Motivação pela docência
Formação de professores de Matemática
Estágio supervisionado
topic Professores de matemática - Formação
Professores de matemática - Estudo e ensino (Estágio)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Motivação
Motivação pela docência
Formação de professores de Matemática
Estágio supervisionado
description Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores. É um estudo acerca da motivação pela docência de licenciandos em Matemática, de uma Universidade Pública do Amazonas, a partir das suas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. Para tal, adotaram-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria da Autodeterminação. Desse modo, buscou-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como e em que medida a motivação pela docência dos Licenciandos em Matemática é influenciada pelas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado? A fim de responder a esse questionamento, foi traçado como objetivo Geral: Compreender como e em que medida as experiências vivenciadas durante o estágio curricular podem influenciar a motivação pela docência de licenciandos em Matemática. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de narrativas autobiográficas produzidas pelos licenciandos participantes, tendo conhecimento de que estas podem ser orais ou textuais, optou-se pelo estilo textual. Assim, a análise do corpus ocorreu sob as orientações presentes na Análise Textual Discursiva. Nesse processo, como a presente investigação não teve o intuito de gerar conclusões e sim compreensões, os resultados permitiram compreender que as experiências vivenciadas no estágio supervisionado tanto podem desmotivar o licenciando pela docência, como também podem motivá-los. Dependerá, em parte, de como sua motivação foi afetada ou estimulada ao longo de sua trajetória, que antecede ao estágio supervisionado, de particularidades e anseios de cada licenciando. Essa pesquisa se mostrou relevante, uma vez que transcende a questão pessoal, e no que se refere à comunidade escolar e ao conhecimento já existente a respeito da motivação de licenciandos, alcançaram-se resultados que possivelmente virão a contribuir para novas reflexões acerca das influências que o estágio supervisionado exerce sobre a motivação pela docência na educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
2022-02-07T19:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Everton Marques da. A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021..
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8678
identifier_str_mv SILVA, Everton Marques da. A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021..
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732047866953728