Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final. |
id |
IFCE-1_b33795da28d471b387b63aae0d0041e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1222 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de QuímicaFormação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/122210.21439/conexoes.v12i3.1222Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 3 (2018); 62-72Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 3 (2018); 62-722176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222/1266Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade do Nascimento, Jean Gleisondos Santos Neto, Manuel BandeiraAlmeida, Suyanne do NascimentoSilveira, Felipe AlvesMenezes de Vasconcelos, Pedro Hermano2019-05-29T11:37:08Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1222Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T11:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
title |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
spellingShingle |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química Andrade do Nascimento, Jean Gleison Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente. |
title_short |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
title_full |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
title_fullStr |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
title_full_unstemmed |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
title_sort |
Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química |
author |
Andrade do Nascimento, Jean Gleison |
author_facet |
Andrade do Nascimento, Jean Gleison dos Santos Neto, Manuel Bandeira Almeida, Suyanne do Nascimento Silveira, Felipe Alves Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Neto, Manuel Bandeira Almeida, Suyanne do Nascimento Silveira, Felipe Alves Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade do Nascimento, Jean Gleison dos Santos Neto, Manuel Bandeira Almeida, Suyanne do Nascimento Silveira, Felipe Alves Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente. |
topic |
Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente. |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222 10.21439/conexoes.v12i3.1222 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i3.1222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222/1266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 3 (2018); 62-72 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 62-72 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 3 (2018); 62-72 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 3 (2018); 62-72 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 3 (2018); 62-72 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 3 (2018); 62-72 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065294491648 |