Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade do Nascimento, Jean Gleison
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos Neto, Manuel Bandeira, Almeida, Suyanne do Nascimento, Silveira, Felipe Alves, Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final.
id IFCE-1_b33795da28d471b387b63aae0d0041e9
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1222
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de QuímicaFormação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/122210.21439/conexoes.v12i3.1222Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 3 (2018); 62-72Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 3 (2018); 62-72Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 3 (2018); 62-722176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222/1266Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade do Nascimento, Jean Gleisondos Santos Neto, Manuel BandeiraAlmeida, Suyanne do NascimentoSilveira, Felipe AlvesMenezes de Vasconcelos, Pedro Hermano2019-05-29T11:37:08Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1222Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T11:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
title Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
spellingShingle Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
Andrade do Nascimento, Jean Gleison
Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.
title_short Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
title_full Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
title_fullStr Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
title_full_unstemmed Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
title_sort Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química
author Andrade do Nascimento, Jean Gleison
author_facet Andrade do Nascimento, Jean Gleison
dos Santos Neto, Manuel Bandeira
Almeida, Suyanne do Nascimento
Silveira, Felipe Alves
Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano
author_role author
author2 dos Santos Neto, Manuel Bandeira
Almeida, Suyanne do Nascimento
Silveira, Felipe Alves
Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade do Nascimento, Jean Gleison
dos Santos Neto, Manuel Bandeira
Almeida, Suyanne do Nascimento
Silveira, Felipe Alves
Menezes de Vasconcelos, Pedro Hermano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.
topic Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.
description Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222
10.21439/conexoes.v12i3.1222
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i3.1222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1222/1266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 3 (2018); 62-72
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 62-72
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 3 (2018); 62-72
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 3 (2018); 62-72
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 3 (2018); 62-72
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 3 (2018); 62-72
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065294491648