Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/123 |
Resumo: | Neste texto pretende-se apresentar experiências formativas adquiridas com a participação dos Licenciandos em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas da região próxima à Machado/MG enquanto os licenciandos buscam o reconhecimento profissional docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de análise documental, participação em rede social de apoio à valorização da carreira e através da aplicação de questionários estruturados para Licenciandos em Computação e diretores das escolas da região. A participação em projetos de extensão, como o PIBID, foi considerada pelos licenciandos uma forma de valorização do curso de Licenciatura em Computação e através das ações desenvolvidas, a comunidade escolar e a sociedade são beneficiadas ao mesmo tempo em que reconhecem as habilidades e competências deste profissional. |
id |
USF_7a20b644f39bafeac112c234eb75a8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/123 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissionalLicenciatura em ComputaçãoTecnologias na educaçãoExperiências de formação docente.Neste texto pretende-se apresentar experiências formativas adquiridas com a participação dos Licenciandos em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas da região próxima à Machado/MG enquanto os licenciandos buscam o reconhecimento profissional docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de análise documental, participação em rede social de apoio à valorização da carreira e através da aplicação de questionários estruturados para Licenciandos em Computação e diretores das escolas da região. A participação em projetos de extensão, como o PIBID, foi considerada pelos licenciandos uma forma de valorização do curso de Licenciatura em Computação e através das ações desenvolvidas, a comunidade escolar e a sociedade são beneficiadas ao mesmo tempo em que reconhecem as habilidades e competências deste profissional.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/12310.24933/horizontes.v33i1.123Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/123/77de Almeida, Cristina CarvalhoMateus, Noemi Marcia Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/123Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.944278Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
title |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
spellingShingle |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional de Almeida, Cristina Carvalho Licenciatura em Computação Tecnologias na educação Experiências de formação docente. |
title_short |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
title_full |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
title_fullStr |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
title_full_unstemmed |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
title_sort |
Licenciandos em Computação: experiências formativas proporcionadas pelo PIBID e a busca pelo reconhecimento profissional |
author |
de Almeida, Cristina Carvalho |
author_facet |
de Almeida, Cristina Carvalho Mateus, Noemi Marcia Alvarenga |
author_role |
author |
author2 |
Mateus, Noemi Marcia Alvarenga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Cristina Carvalho Mateus, Noemi Marcia Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Computação Tecnologias na educação Experiências de formação docente. |
topic |
Licenciatura em Computação Tecnologias na educação Experiências de formação docente. |
description |
Neste texto pretende-se apresentar experiências formativas adquiridas com a participação dos Licenciandos em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas da região próxima à Machado/MG enquanto os licenciandos buscam o reconhecimento profissional docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de análise documental, participação em rede social de apoio à valorização da carreira e através da aplicação de questionários estruturados para Licenciandos em Computação e diretores das escolas da região. A participação em projetos de extensão, como o PIBID, foi considerada pelos licenciandos uma forma de valorização do curso de Licenciatura em Computação e através das ações desenvolvidas, a comunidade escolar e a sociedade são beneficiadas ao mesmo tempo em que reconhecem as habilidades e competências deste profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/123 10.24933/horizontes.v33i1.123 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/123 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/123/77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438924300288 |