MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Suiane Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Esilene, Cavalcante, Dafne Alexandre, Silva, Maria Goretti Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/963
Resumo: O presente trabalho relata a investigação realizada em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú – CE. Foram utilizados mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de Química. Este estudo foi norteado pela teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel, produzindo resultados satisfatórios com o uso dos MCs como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo abordado. Este estudo confirma que a relação entre conceitos apresentados através de MCs pode ser assimilada pelos estudantes, promovendo a aprendizagem significativa.
id IFCE-1_be3976bfa5f2f8e5d660ac773633a0c3
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/963
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICAO presente trabalho relata a investigação realizada em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú – CE. Foram utilizados mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de Química. Este estudo foi norteado pela teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel, produzindo resultados satisfatórios com o uso dos MCs como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo abordado. Este estudo confirma que a relação entre conceitos apresentados através de MCs pode ser assimilada pelos estudantes, promovendo a aprendizagem significativa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/96310.21439/conexoes.v9i4.963Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-1042176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/963/699Alves, Suiane CostaReis, EsileneCavalcante, Dafne AlexandreSilva, Maria Goretti Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:20Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/963Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:20Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
title MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
spellingShingle MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Alves, Suiane Costa
title_short MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
title_full MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
title_fullStr MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
title_full_unstemmed MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
title_sort MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
author Alves, Suiane Costa
author_facet Alves, Suiane Costa
Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti Vasconcelos
author_role author
author2 Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti Vasconcelos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Suiane Costa
Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti Vasconcelos
description O presente trabalho relata a investigação realizada em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú – CE. Foram utilizados mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de Química. Este estudo foi norteado pela teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel, produzindo resultados satisfatórios com o uso dos MCs como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo abordado. Este estudo confirma que a relação entre conceitos apresentados através de MCs pode ser assimilada pelos estudantes, promovendo a aprendizagem significativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/963
10.21439/conexoes.v9i4.963
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/963
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i4.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/963/699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 98-104
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065156079616