TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095 |
Resumo: | O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores. |
id |
IFCE-1_c2e98318550d792bf3e994afa85da386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2095 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRNFormação docenteExperiência FormativaPIBID.O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/209510.21439/conexoes.v15i0.2095Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210122176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095/1557Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dioginys Cesar Felix deBrandão, Xênia Silva GomesDantas, Josivânia Marisa2022-08-22T09:53:49Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2095Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:49Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
title |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
spellingShingle |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN Lima, Dioginys Cesar Felix de Formação docente Experiência Formativa PIBID. |
title_short |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
title_full |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
title_fullStr |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
title_full_unstemmed |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
title_sort |
TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN |
author |
Lima, Dioginys Cesar Felix de |
author_facet |
Lima, Dioginys Cesar Felix de Brandão, Xênia Silva Gomes Dantas, Josivânia Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Xênia Silva Gomes Dantas, Josivânia Marisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Dioginys Cesar Felix de Brandão, Xênia Silva Gomes Dantas, Josivânia Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Experiência Formativa PIBID. |
topic |
Formação docente Experiência Formativa PIBID. |
description |
O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095 10.21439/conexoes.v15i0.2095 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095/1557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021012 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066175295488 |