TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Dioginys Cesar Felix de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brandão, Xênia Silva Gomes, Dantas, Josivânia Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095
Resumo: O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores.
id IFCE-1_c2e98318550d792bf3e994afa85da386
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2095
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRNFormação docenteExperiência FormativaPIBID.O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/209510.21439/conexoes.v15i0.2095Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210122176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095/1557Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dioginys Cesar Felix deBrandão, Xênia Silva GomesDantas, Josivânia Marisa2022-08-22T09:53:49Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2095Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:49Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
title TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
spellingShingle TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
Lima, Dioginys Cesar Felix de
Formação docente
Experiência Formativa
PIBID.
title_short TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
title_full TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
title_fullStr TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
title_full_unstemmed TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
title_sort TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN
author Lima, Dioginys Cesar Felix de
author_facet Lima, Dioginys Cesar Felix de
Brandão, Xênia Silva Gomes
Dantas, Josivânia Marisa
author_role author
author2 Brandão, Xênia Silva Gomes
Dantas, Josivânia Marisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Dioginys Cesar Felix de
Brandão, Xênia Silva Gomes
Dantas, Josivânia Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Experiência Formativa
PIBID.
topic Formação docente
Experiência Formativa
PIBID.
description O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095
10.21439/conexoes.v15i0.2095
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2095/1557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021012
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021012
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066175295488