Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Emancipação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929 |
Resumo: | Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.Keywords: Formative experiences. PIBID. Diversity |
id |
UEPG-30_406886d375865f76cb4d24885ec64565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/9929 |
network_acronym_str |
UEPG-30 |
network_name_str |
Emancipação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development)Experiências Formativas. PIBID. Diversidade.Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.Keywords: Formative experiences. PIBID. DiversityUniversidade Estadual de Ponta Grossa2019-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/992910.5212/Emancipacao.v.19.0014Emancipação; v. 19 n. 1 (2019); 1-141982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929/209209210978Silva, Fabrício Oliveira daNúñez, Joana Maria LeôncioRios, Jane Adriana Vasconcelos Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:10:21Zoai:uepg.br:article/9929Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-29T21:10:21Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
title |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
spellingShingle |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) Silva, Fabrício Oliveira da Experiências Formativas. PIBID. Diversidade. |
title_short |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
title_full |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
title_fullStr |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
title_full_unstemmed |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
title_sort |
Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário (Training for teaching in PIBID: Experiences, Diversity and Identity development) |
author |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fabrício Oliveira da Núñez, Joana Maria Leôncio Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Núñez, Joana Maria Leôncio Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Oliveira da Núñez, Joana Maria Leôncio Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências Formativas. PIBID. Diversidade. |
topic |
Experiências Formativas. PIBID. Diversidade. |
description |
Resumo: O artigo tem como objeto as experiências formativas relacionadas à diversidade no desenvolvimento da identidade docente de discentes bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo é analisar as compreensões de bolsistas ID e dos supervisores na formação inicial e continuada, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar “Diversidade e Docência e Pesquisa na Educação Básica”. O estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos entrevistas narrativas e memoriais de formação. Utilizamos a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente, as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, percebemos que o foco de análise dos colaboradores da pesquisa ancorou-se numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favoreceu o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica. Abstract: The article aims at the formative experiences related to diversity in the development of the teaching identity of scholars and supervisors of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID of the State University of Bahia - UNEB. The objective is to analyze the understandings of ID scholars and supervisors in initial and continuing education, considering their experiences in the interdisciplinary subproject “diversity and teaching and Research in basic education”. The study was anchored in qualitative research, having as devices interviews narratives and training memorials. We use the methodological approach of (auto) biography related to diversity in the school context, particularly those related to ethnic / racial relations, gender diversity and sexualities from the point of view of the affirmation of human rights. As a result, we noticed that the focus of analysis of the research collaborators was anchored in a perspective of intercultural understanding about diversity, a fact that favored the development of an analysis that considers the reality of the students of the basic school.Keywords: Formative experiences. PIBID. Diversity |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929 10.5212/Emancipacao.v.19.0014 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929 |
identifier_str_mv |
10.5212/Emancipacao.v.19.0014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929/209209210978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Emancipação; v. 19 n. 1 (2019); 1-14 1982-7814 reponame:Emancipação (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Emancipação (Online) |
collection |
Emancipação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br |
_version_ |
1797220439199580160 |