A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jonathan Felipe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: César Silveira Jucá, Sandro, Almeida da Silva, Solonildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3473
Resumo: O ambiente escolar contemporâneo precisa estar atualizado com as inovações tecnológicas. As lousas tradicionais são substituídas por projetores e lousas digitais, o que permite maior interação com o conteúdo abordado, potencializando assim a relação entre ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa é discutir o uso do recurso tecnológico denominado Realidade Aumentada (RA) voltado para o ensino das disciplinas voltadas à Engenharia Mecânica. Esta proposta visa mitigar uma dificuldade, comumente encontrada entre os alunos, relacionada à visualização tridimensional dos elementos representados de forma bidimensional. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica com obras relevantes, a fim de definir o estado de arte do tema em questão. Como resultado, apresenta-se a viabilidade de utilização da RA em sala de aula nas disciplinas de Engenharia Mecânica, necessitando de uma prévia qualificação do docente responsável pelas disciplinas, uma vez que este se apresentará como intermediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno. Os resultados e conclusões obtidos afirmam que o uso da RA potencializa significativamente o ensino deste campo, trazendo uma maior compreensão dos conteúdos relacionados à Engenharia Mecânica de forma abrangente, destacando-se pela viabilidade de uso em sala de aula.
id IFCE-1_c9bde2460d160acdb9e6342b601e5495
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3473
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICAEngenharia Mecânica. Ensino-aprendizagem. Realidade aumentada. Tecnologia.O ambiente escolar contemporâneo precisa estar atualizado com as inovações tecnológicas. As lousas tradicionais são substituídas por projetores e lousas digitais, o que permite maior interação com o conteúdo abordado, potencializando assim a relação entre ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa é discutir o uso do recurso tecnológico denominado Realidade Aumentada (RA) voltado para o ensino das disciplinas voltadas à Engenharia Mecânica. Esta proposta visa mitigar uma dificuldade, comumente encontrada entre os alunos, relacionada à visualização tridimensional dos elementos representados de forma bidimensional. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica com obras relevantes, a fim de definir o estado de arte do tema em questão. Como resultado, apresenta-se a viabilidade de utilização da RA em sala de aula nas disciplinas de Engenharia Mecânica, necessitando de uma prévia qualificação do docente responsável pelas disciplinas, uma vez que este se apresentará como intermediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno. Os resultados e conclusões obtidos afirmam que o uso da RA potencializa significativamente o ensino deste campo, trazendo uma maior compreensão dos conteúdos relacionados à Engenharia Mecânica de forma abrangente, destacando-se pela viabilidade de uso em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/347310.21439/conexoes.v17i0.3473Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022019Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022019Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022019Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022019Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022019Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220192176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3473/1651Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jonathan FelipeCésar Silveira Jucá, SandroAlmeida da Silva, Solonildo2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3473Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
title A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
da Silva, Jonathan Felipe
Engenharia Mecânica. Ensino-aprendizagem. Realidade aumentada. Tecnologia.
title_short A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
title_full A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
title_sort A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO DA ENGENHARIA MECÂNICA
author da Silva, Jonathan Felipe
author_facet da Silva, Jonathan Felipe
César Silveira Jucá, Sandro
Almeida da Silva, Solonildo
author_role author
author2 César Silveira Jucá, Sandro
Almeida da Silva, Solonildo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jonathan Felipe
César Silveira Jucá, Sandro
Almeida da Silva, Solonildo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Mecânica. Ensino-aprendizagem. Realidade aumentada. Tecnologia.
topic Engenharia Mecânica. Ensino-aprendizagem. Realidade aumentada. Tecnologia.
description O ambiente escolar contemporâneo precisa estar atualizado com as inovações tecnológicas. As lousas tradicionais são substituídas por projetores e lousas digitais, o que permite maior interação com o conteúdo abordado, potencializando assim a relação entre ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa é discutir o uso do recurso tecnológico denominado Realidade Aumentada (RA) voltado para o ensino das disciplinas voltadas à Engenharia Mecânica. Esta proposta visa mitigar uma dificuldade, comumente encontrada entre os alunos, relacionada à visualização tridimensional dos elementos representados de forma bidimensional. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica com obras relevantes, a fim de definir o estado de arte do tema em questão. Como resultado, apresenta-se a viabilidade de utilização da RA em sala de aula nas disciplinas de Engenharia Mecânica, necessitando de uma prévia qualificação do docente responsável pelas disciplinas, uma vez que este se apresentará como intermediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno. Os resultados e conclusões obtidos afirmam que o uso da RA potencializa significativamente o ensino deste campo, trazendo uma maior compreensão dos conteúdos relacionados à Engenharia Mecânica de forma abrangente, destacando-se pela viabilidade de uso em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3473
10.21439/conexoes.v17i0.3473
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3473
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.3473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3473/1651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022019
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022019
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022019
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022019
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022019
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022019
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066524471296