SINTERA: objeto de aprendizagem com realidade aumentada para o ensino da fotossintese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Arleson Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/961
Resumo: O surgimento e a evolução de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem oportunizado uma gama de recursos que podem ser utilizados como apoio aos processos educacionais nas diversas áreas do conhecimento, possibilitando novas formas de mediação e interação entre os indivíduos envolvidos em tais processos. Dentre esses recursos destaca-se a Realidade Aumentada (RA), que é uma tecnologia que possibilita a coexistência entre o mundo real e virtual por meio da inserção e exibição de objetos em um determinado ambiente. Esses objetos podem ser visualizados com uma grande riqueza de detalhes, permitindo experiências mais concretas e uma maior interação dos alunos com os conteúdos estudados. Desta forma, o presente trabalho apresenta a elaboração e a avaliação da potencialidade de um Objeto de Aprendizagem, denominado SINTERA, em RA como instrumento de auxílio ao ensino do conteúdo de fotossíntese. Durante o processo de desenvolvimento do objeto realizou-se consultas com uma profissional da área de Biologia do Centro de Estudos de Itacoatiara (CESIT) com o intuito de identificar os requisitos iniciais, bem como as alterações e possíveis melhorias. Para avaliar a potencialidade do SINTERA foi realizada uma avaliação com a participação de alunos do curso de Engenharia Florestal do CESIT. Os alunos tiveram um breve contato com o objeto e, posteriormente, responderam um questionário sobre a percepção dos mesmos com relação à utilidade e facilidade de uso do SINTERA.
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