A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens. |
id |
IFCE-1_e7c3174ad8800f674fe1f07d49acc686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2454 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTESEnsino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexivaO objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/245410.21439/conexoes.v17i0.2454Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022012Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220122176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1643https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1644Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessWeirich da Silva Coelho, Iandra Maria2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2454Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
title |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexiva |
title_short |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
title_full |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
title_sort |
A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
author |
Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria |
author_facet |
Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexiva |
topic |
Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexiva |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ponto de vista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454 10.21439/conexoes.v17i0.2454 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1643 https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022012 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022012 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022012 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022012 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066485673984 |