A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens.
id IFCE-1_e7c3174ad8800f674fe1f07d49acc686
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2454
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTESEnsino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexivaO objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/245410.21439/conexoes.v17i0.2454Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022012Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022012Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220122176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1643https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1644Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessWeirich da Silva Coelho, Iandra Maria2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2454Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
title A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
spellingShingle A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexiva
title_short A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
title_full A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
title_fullStr A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
title_sort A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
author Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
author_facet Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexiva
topic Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexiva
description O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ponto de vista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454
10.21439/conexoes.v17i0.2454
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1643
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2454/1644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022012
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022012
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022012
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022012
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022012
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066485673984