AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bonifacio Chaves de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paixão, Roberto Brazileiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131930
Resumo: Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informacional utilizável na melhoria de suas práticas pedagógicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supõe-se, primeiramente, não existir diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas docentes. Os resultados obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon apontam para uma diferença estatística significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.
id UFSC_9540069d8e2536c415c78345b6b324dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131930
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVAAutoavaliação institucional. Avaliação docente. Avaliação feita pelo discente. Práticas pedagógicas.Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informacional utilizável na melhoria de suas práticas pedagógicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supõe-se, primeiramente, não existir diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas docentes. Os resultados obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon apontam para uma diferença estatística significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.INPEAU2015-04-10T15:34:36Z2015-04-10T15:34:36Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131930Almeida, Bonifacio Chaves dePaixão, Roberto Brazileiroporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T15:34:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131930Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T15:34:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
title AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
spellingShingle AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
Almeida, Bonifacio Chaves de
Autoavaliação institucional. Avaliação docente. Avaliação feita pelo discente. Práticas pedagógicas.
title_short AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
title_full AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
title_fullStr AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
title_sort AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE UTILIZAÇÃO IDEAL E EFETIVA
author Almeida, Bonifacio Chaves de
author_facet Almeida, Bonifacio Chaves de
Paixão, Roberto Brazileiro
author_role author
author2 Paixão, Roberto Brazileiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Bonifacio Chaves de
Paixão, Roberto Brazileiro
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação institucional. Avaliação docente. Avaliação feita pelo discente. Práticas pedagógicas.
topic Autoavaliação institucional. Avaliação docente. Avaliação feita pelo discente. Práticas pedagógicas.
description Com o objetivo de analisar a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informacional utilizável na melhoria de suas práticas pedagógicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magistério de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supõe-se, primeiramente, não existir diferenças significativas entre a percepção de utilização ideal e a percepção de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagógicas docentes. Os resultados obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon apontam para uma diferença estatística significativa entre a percepção de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepção de utilização efetiva dessa avaliação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-10T15:34:36Z
2015-04-10T15:34:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131930
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652226577563648