UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086 |
Resumo: | Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica. |
id |
IFCE-1_ebecd47415a5917f449314811e70d700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2086 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO10000003 Ciências Exatas e da Terra; 0600000 QuímicaEducação científica; Espaço não formal; Vocações científico-tecnológicas.Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)FURB - Universidade Regional de BlumenauCipriani, AndrezaRosa da Silva, Arleide2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa com abordagem exploratóriaapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/208610.21439/conexoes.v15i0.2086Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e0210202176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086/1565http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2086/211Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2086Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:51Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
title |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO Cipriani, Andreza 10000003 Ciências Exatas e da Terra; 0600000 Química Educação científica; Espaço não formal; Vocações científico-tecnológicas. |
title_short |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
title_full |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO |
author |
Cipriani, Andreza |
author_facet |
Cipriani, Andreza Rosa da Silva, Arleide |
author_role |
author |
author2 |
Rosa da Silva, Arleide |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FURB - Universidade Regional de Blumenau |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipriani, Andreza Rosa da Silva, Arleide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
10000003 Ciências Exatas e da Terra; 0600000 Química Educação científica; Espaço não formal; Vocações científico-tecnológicas. |
topic |
10000003 Ciências Exatas e da Terra; 0600000 Química Educação científica; Espaço não formal; Vocações científico-tecnológicas. |
description |
Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa com abordagem exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086 10.21439/conexoes.v15i0.2086 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086/1565 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/2086/211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111247319040 |