HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque Junior, Ailton Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sousa, Jaime Teixeira, Silva, Marta Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353
Resumo: A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos.
id IFCE-1_ee1e2fa621d1b7ed0f046fff7e663ecd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1353
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Albuquerque Junior, Ailton Batistade Sousa, Jaime TeixeiraSilva, Marta Alves2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135310.21439/conexoes.v14i2.1353Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 38-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353/1429http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/96http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/131http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/133http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/134Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T17:56:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1353Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-04-27T17:56:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
title HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
spellingShingle HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
de Albuquerque Junior, Ailton Batista
title_short HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
title_full HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
title_fullStr HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
title_full_unstemmed HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
title_sort HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
author de Albuquerque Junior, Ailton Batista
author_facet de Albuquerque Junior, Ailton Batista
de Sousa, Jaime Teixeira
Silva, Marta Alves
author_role author
author2 de Sousa, Jaime Teixeira
Silva, Marta Alves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Albuquerque Junior, Ailton Batista
de Sousa, Jaime Teixeira
Silva, Marta Alves
dc.subject.none.fl_str_mv

description A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353
10.21439/conexoes.v14i2.1353
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i2.1353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353/1429
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/96
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/131
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/133
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 38-44
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111108907008