HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353 |
Resumo: | A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos. |
id |
IFCE-1_ee1e2fa621d1b7ed0f046fff7e663ecd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1353 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Albuquerque Junior, Ailton Batistade Sousa, Jaime TeixeiraSilva, Marta Alves2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135310.21439/conexoes.v14i2.1353Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 38-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353/1429http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/96http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/131http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/133http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/134Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T17:56:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1353Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-04-27T17:56:53Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
title |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
spellingShingle |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. de Albuquerque Junior, Ailton Batista |
title_short |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
title_full |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
title_fullStr |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
title_sort |
HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. |
author |
de Albuquerque Junior, Ailton Batista |
author_facet |
de Albuquerque Junior, Ailton Batista de Sousa, Jaime Teixeira Silva, Marta Alves |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Jaime Teixeira Silva, Marta Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Albuquerque Junior, Ailton Batista de Sousa, Jaime Teixeira Silva, Marta Alves |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353 10.21439/conexoes.v14i2.1353 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i2.1353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1353/1429 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/96 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/131 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/133 http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/downloadSuppFile/1353/134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2020); 38-44 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111108907008 |