A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco José de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Duarte, Manoel Ironildo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/583
Resumo: Formação continuada é condição indispensável para que o professor redimensione sua prática educativa. O trabalho em tela se propõe realizar uma breve análise da formação continuada do professor, verificando quais os sentidos e significados que os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro atribuem ao desafio de continuar aprendendo. Para sua sustentação teórica, recorremos à literatura que aborda a temática, destacando Pimenta (2002), Almeida (2005), Lorenzato (2006) Imbernón (2009) (2010) dentre outros, os quais contribuíram para as discussões desse estudo. Neste, apresenta-se a formação continuada do professor de matemática enquanto extensão permanente e necessária, destacando-a como um processo de autotransformação, onde as experiências poderão contribuir para o aprimoramento de práticas na formação permanente do professor. Por meio de uma pesquisa caracterizada como um levantamento exploratório descritivo, desenvolvida no semestre 2012.2 com alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro, se analisa a formação continuada, bem como se reflete sobre a importância da formação dos professores, que é uma temática emergente no contexto educacional e está diretamente relacionada com o desenvolvimento profissional docente.  A pesquisa revelou que para os pesquisados a formação continuada representa um papel importante, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento profissional do professor enquanto sujeito inacabado.
id IFCE-1_ff66737dc40ea4966e20f6f3d7d2d84c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/583
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDROFormação continuada é condição indispensável para que o professor redimensione sua prática educativa. O trabalho em tela se propõe realizar uma breve análise da formação continuada do professor, verificando quais os sentidos e significados que os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro atribuem ao desafio de continuar aprendendo. Para sua sustentação teórica, recorremos à literatura que aborda a temática, destacando Pimenta (2002), Almeida (2005), Lorenzato (2006) Imbernón (2009) (2010) dentre outros, os quais contribuíram para as discussões desse estudo. Neste, apresenta-se a formação continuada do professor de matemática enquanto extensão permanente e necessária, destacando-a como um processo de autotransformação, onde as experiências poderão contribuir para o aprimoramento de práticas na formação permanente do professor. Por meio de uma pesquisa caracterizada como um levantamento exploratório descritivo, desenvolvida no semestre 2012.2 com alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro, se analisa a formação continuada, bem como se reflete sobre a importância da formação dos professores, que é uma temática emergente no contexto educacional e está diretamente relacionada com o desenvolvimento profissional docente.  A pesquisa revelou que para os pesquisados a formação continuada representa um papel importante, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento profissional do professor enquanto sujeito inacabado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lima, Francisco José deDuarte, Manoel Ironildo da Silva2014-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/58310.21439/conexoes.v8i2.583Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2014)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/583/448info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/583Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:06Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
title A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
Lima, Francisco José de
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
author Lima, Francisco José de
author_facet Lima, Francisco José de
Duarte, Manoel Ironildo da Silva
author_role author
author2 Duarte, Manoel Ironildo da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco José de
Duarte, Manoel Ironildo da Silva
description Formação continuada é condição indispensável para que o professor redimensione sua prática educativa. O trabalho em tela se propõe realizar uma breve análise da formação continuada do professor, verificando quais os sentidos e significados que os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro atribuem ao desafio de continuar aprendendo. Para sua sustentação teórica, recorremos à literatura que aborda a temática, destacando Pimenta (2002), Almeida (2005), Lorenzato (2006) Imbernón (2009) (2010) dentre outros, os quais contribuíram para as discussões desse estudo. Neste, apresenta-se a formação continuada do professor de matemática enquanto extensão permanente e necessária, destacando-a como um processo de autotransformação, onde as experiências poderão contribuir para o aprimoramento de práticas na formação permanente do professor. Por meio de uma pesquisa caracterizada como um levantamento exploratório descritivo, desenvolvida no semestre 2012.2 com alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro, se analisa a formação continuada, bem como se reflete sobre a importância da formação dos professores, que é uma temática emergente no contexto educacional e está diretamente relacionada com o desenvolvimento profissional docente.  A pesquisa revelou que para os pesquisados a formação continuada representa um papel importante, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento profissional do professor enquanto sujeito inacabado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/583
10.21439/conexoes.v8i2.583
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/583
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v8i2.583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/583/448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2014)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112178454528